Estão abertas as inscrições para a seleção de tutores do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia e do Grupo de Educação Tutorial (GET) do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ambos os editais oferecem uma vaga.

Quem pode se candidatar

PET Psicologia

Para pleitear a vaga de tutor do PET Psicologia, o candidato deve ser professor e pertencer ao quadro permanente da Universidade, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva; possuir título de doutor; não acumular qualquer outro tipo de bolsa; comprovar atuação efetiva em cursos e atividades no curso de graduação de Psicologia por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação; e comprovar atividades de pesquisa e de extensão por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação.

O período de exercício das atividades comprovadas não necessita ser ininterrupto; desta forma, professores que tenham se afastado da instituição para realizar estágio ou outras atividades de ensino, pesquisa e extensão não estão impedidos de exercer a tutoria.

A bolsa de tutoria poderá ser concedida, excepcionalmente, a professor com titulação de mestre, desde que devidamente justificado pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) e aprovado pela Comissão de Seleção.

GET Turismo

Já para o GET Turismo podem se candidatar professores do quadro permanente da UFJF que atuem, preferencialmente, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e tenham o título de doutor, admitindo-se, de forma excepcional, a candidatura de docentes com titulação de mestre. Os candidatos também devem ter atuação efetiva em cursos de graduação e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Inscrições

As inscrições para os dois processos, com entrega da documentação, serão feitas na sala da Coordenação dos Programas de Bolsas da Graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), situada no prédio das pró-reitorias, das 10h às 16h. O período para a submissão das inscrições vai do dia 2 (quinta) ao dia 9 (também na quinta-feira) de março.

PET Psicologia

No ato da inscrição, o candidato ao PET do curso de Psicologia deverá apresentar: solicitação da inscrição, pela qual declara expressamente que atende a todos os requisitos do edital; declaração de conhecimento de todas as normas que regem a atividade de Tutor de grupo PET; duas vias impressas e uma versão digital de Memorial Descritivo, no qual sejam destacadas, no máximo, as 15 atividades consideradas mais relevantes em ensino, pesquisa e extensão, realizadas no último triênio, a contar da data da publicação do edital, que qualifiquem o candidato para sua atuação como Tutor junto ao grupo PET Psicologia; e duas vias impressas e uma versão digital de seu Plano de Trabalho para o PET Psicologia.

GET Turismo

Já o candidato a tutor do GET Turismo deverá entregar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: solicitação da inscrição, pela qual declara expressamente que atende a todos os requisitos do edital; declaração de conhecimento de todas as normas que regem a atividade de tutor de grupo GET; duas vias impressas e uma versão digital de Memorial Descritivo, no qual sejam destacadas, no máximo, as 15 atividades consideradas mais relevantes em ensino, pesquisa e extensão, realizadas no último triênio, a contar da data da publicação do edital, que qualifiquem o candidato para sua atuação como tutor junto ao grupo GET; duas vias impressas e uma versão digital de seu plano de trabalho para o GET assinadas pelo Diretor(a) da Unidade Acadêmica e pelo Coordenador(a) do Curso proponente; além de ofício do chefe de departamento ao qual se encontra vinculado o docente autor da proposta, concordando com os termos do edital.

Processo de Seleção e Resultado Final

Os requisitos básicos para o Plano de Trabalho e os critérios para a avaliação da propostas podem ser consultados nos editais. A seleção será efetuada tendo como base as seguintes etapas: análise de currículo e memorial descritivo (30 pontos); análise do plano de atividades para os próximos três anos (40 pontos); e entrevista com o candidato, efetuada pela Comissão de Seleção (30 pontos).

A homologação do resultado pelo CLAA está prevista para o dia 23 de março (quinta-feira).

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação