O Diretório Acadêmico (DA) do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF organizou a 5ª Seca (Semana do Calouro), cujas atividades acontecem todos os dias até sexta, 10. Nesta edição, a programação de recepção aos novos estudantes envolve oficinas, palestras, roda de conversa, mostra de curtas e sarau. O objetivo da Semana é promover a integração de calouros e veteranos e abrir espaço para discussões e aprendizado, o projeto se coloca como alternativa aos trotes convencionais. O evento ainda ajuda a arrecadar fundos para o DA, permitindo que sejam realizadas outras edições.

Com o intuito de abranger diversos temas, as palestras e oficinas acontecem a partir de terça, 7, das 9h às 18h. O credenciamento começa hoje e vai até às 16h. Para participar não é preciso ser aluno do IAD e é necessário realizar inscrição pelo link. Os temas das oficinas são: Arte Conceitual e Criação de Personagens, por Heitor Fraga e Henrique Alves; Criação de Figurino: Teoria e Prática, por Mariana Zacaron; Cobertura Audiovisual Colaborativa, por José Otávio Martins; Da Lama ao Caos, por Matheus Burger; Realização de Filmes de baixo custo, por Katiana Tortorelli e Técnicas de Ilustração Digital: Volumetria em Grayscale, por Daniel Oliveira, todos os responsáveis são alunos do IAD.

As palestras irão abordar: A presença do Negro na Arte Brasileira – Recortes, pela aluna Raízza Prudêncio; Escutando vozes, pela pesquisadora Rosane Preciosa; Arte e política na poética das imagens em movimento, por Patricia Moreno e Gênero e sexualidade: como não dar close errado, por Letícia Zampiêr, do Núcleo de Pesquisa e Práticas Sociais em Políticas Públicas e Saúde da UFJF.

Os próprios estudantes são responsáveis pelas as atividades. O intuito é quebrar a hierarquia e dar voz a alunos que desenvolvem alguma atividade de destaque, viabilizando um espaço mais democrático de debate.

Confira a programação completa.

calourada iad