Com o objetivo de renovar parcerias, fazer novos contatos e divulgar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no cenário global de internacionalização das universidades do mundo, a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, cumpriu agenda de 10 dias nos Estados Unidos durante o mês de fevereiro.

17141505_1239304012844025_628447514_n

A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, participou da conferência anual de gestores de relações internacionais das instituições de ensino no mundo, que reuniu mais de 400 participantes em Washington D.C. (Foto: Arquivo Pessoal/Bárbara Daibert)

Entre as atividades realizadas nesse período, foram feitas visitas a diversas instituições de ensino norte-americanas, além da participação no evento AEIA, em Washington DC, que reuniu mais de 400 gestores de relações internacionais de diversos países do mundo.

A diretora avalia positivamente o resultado da participação da UFJF nas diversas agendas cumpridas. “Foi um processo trabalhoso, mas do qual pudemos avançar no setor de internacionalização que estamos construindo na Universidade. Com as reuniões realizadas com vários representantes de instituições mundiais, nós vamos fechar parcerias que possibilitarão o intercâmbio de alunos, professores e conhecimento”, afirma Bárbara.

Entre os projetos pensados para a UFJF após esses contatos internacionais o destaque fica para o Curso Global Interdisciplinar, com previsão de realização em julho de 2017. “A intenção é oferecer um cardápio de disciplinas, nas mais diversas áreas do conhecimento, ministradas por professores da UFJF e de outras universidades do mundo. Com carga horária de 40 horas, o curso terá inscrições abertas para alunos da Universidade e, também, para estudantes estrangeiros”, explica Bárbara.

Visitas a universidades

Durante a viagem aos Estados Unidos, a diretora da DRI, Bárbara Daibert, também realizou visitas aos campi de diversas instituições de ensino nos Estados Unidos. Em cada campus, a Bárbara pode apresentar os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UFJF que mais se relacionam com a vocação da universidade visitada, além de destacar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por professores e alunos que poderiam ser realizados em parceria com essas instituições.

Abaixo segue a lista das universidades visitadas e parcerias pensadas.

logoUniversidade de Stephen Austin (Texas)

Localizada na cidade de Nacogdotches, no Estado do Texas, a Universidade de Stephen Austin (SFA) conta com mais 13.000 alunos distribuídos entre os seus 83 programas de graduação, 50 mestrados e 3 doutorados. O destaque da visita da diretora Bárbara ficou para as parcerias pensadas junto a faculdade de Serviço Social da UFJF e da SFA. Com pesquisas voltadas para as questões rurais, a SFA têm o interesse de realizar estudos comparativos juntos a UFJF, além de fazer publicações acadêmicas em conjunto e, incentivar o intercâmbio de alunos e professores entre as universidades.

250px-Logo_of_The_Catholic_University_of_America.svgUniversidade Católica da América (Washington, D.C.)

Fundada em 1887, a Universidade Católica da América fica na capital dos Estados Unidos, em Washington, D.C. Com aproximadamente 3.470 estudantes de graduação e 3.240 de pós-graduação, a UFJF pretende fechar acordos com a instituição na área de humanas – nos cursos de Filosofia e Ciência da Religião. Além da área de humanas, também existe um interesse de parceria nos cursos de línguas clássicas, como o grego e o latim – oferecidos em ambas as universidades – e na parte de business, com o curso de Administração.

Howard_University_logo.svgUniversidade de Howard  (Washington, D.C.)

Criada no ano de 1867, com o objetivo de ser uma instituição de ensino superior voltada para a comunidade afro americana, a Universidade de Howard fica na região nordeste de Washington, D.C., capital norte-americana. A UFJF pretende fechar acordos que permitam o intercâmbio de conhecimento na área de estudos voltados a culturas africanas, estudo esse realizado em ambas as instituições. Além disso, a Universidade de Howard mantém um departamento de língua portuguesa, o que pode permitir a concretização de novas parcerias entre as universidades.

George-Washington-University-AdmissionsGeorge Washington (Washington, D.C.)

A Universidade George Washington foi fundada em 1821 e está localizada em Washington, D.C., a capital norte-americana. Durante sua ida ao campus da George Washington, a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, visitou a escola de atletas da Universidade, onde propôs parcerias a serem realizadas com a Faculdade de Educação Física e Desportos (Fefid) da UFJF, além de compartilhar a experiência vivenciadas durante a recepção dos atletas dos jogos olímpicos Rio 2016, na UFJF.