A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou, no dia 1º de fevereiro de 2017, um contrato de locação de imóvel, para abrigar as instalações das clínicas e laboratórios do curso de Medicina Veterinária. A iniciativa da Administração Superior, que está próxima de completar um ano de gestão, atende uma antiga demanda da comunidade acadêmica do curso.

O Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da Universidade, Marcos Tanure Sanabio, destaca que, além de promover, por meio dos seus engenheiros, os cálculos dos limites mínimos e máximos para o imóvel locado, “a Proinfra colaborou na elaboração da Chamada Pública e deu suporte para a Comissão de Julgamento do Departamento de Medicina Veterinária a respeito das propostas encaminhadas.”

O documento, acordado por meio de edital de chamada pública, afirma que o prédio, localizado no bairro Jardim Glória, na zona central de Juiz de Fora, deverá possuir infraestrutura que atenda às necessidades que possibilitem o desenvolvimento de atividades de ensino e prática de disciplinas obrigatórias do curso de Veterinária. Entre as disciplinas estão Clínica de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica Veterinária e Semiologia Veterinária. Estas aulas serão também ministradas através de atendimento especializado à população, com o oferecimento de serviços veterinários a animais domésticos de pequeno porte, cães e gatos.

“A demanda para a implantação de um espaço físico que acolha as disciplinas práticas foi comunicada às gestões anteriores e foi nessa perspectiva que nós pedimos a utilização do prédio da Rua Espírito Santo, onde funcionava a antiga Faculdade de Odontologia. Porém, em virtude da conjuntura política e econômica que o país viveu no ano de 2016, a reforma não ocorreu. Foi colocada uma sugestão, então, por parte do Departamento de Medicina Veterinária à reitoria atual, da necessidade de se realizar uma locação para suprir essa necessidade, pelo menos temporariamente”, afirma o chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UFJF, Adolfo Firmino,.

Antes da assinatura do contrato, as aulas de Semiologia Veterinária eram ministradas no Canil Municipal, através de convênio com a Prefeitura. As outras disciplinas (Clínica de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem e Patologia Clínica Veterinária) não compunham a grade do curso e passam a ser oferecidas já no primeiro semestre de 2017, já que a expectativa é de que o imóvel seja entregue e entre em funcionamento na primeira semana deste mês.

“Essas disciplinas configuram o treinamento mínimo que o aluno de veterinária tem que ter na área de clínica. Então, o aluno terá o ambiente garantido para que ele possa formar com as suas competências profissionais e exercer, com tranquilidade, sua futura profissão. Isso foi um ganho sensacional; muitas escolas públicas, em seu período de implantação, não conseguiram o que nós conseguimos fazer”, avalia Firmino.

Os equipamentos necessários para o funcionamento da clínica já foram comprados e encontram-se alojados no almoxarifado do Departamento de Medicina Veterinária. A responsabilidade pela instalação dos aparelhos é do próprio Departamento, que conta com o apoio da Proinfra no suporte técnico das ações que demandem manutenção e revisão das instalações, dentre outros serviços. A UFJF também irá disponibilizar trabalhadores terceirizados para manutenção e limpeza do imóvel, além de oferecer mão de obra para o serviço de portaria.

O professor Firmino explica que o processo de adequação do imóvel às características necessárias está sendo feito de forma rápida, pois no prédio funcionava uma clínica veterinária, que estava desocupada. “Ele já tem canil, espaço para fazer os procedimentos diagnósticos, consultórios, espaço para cirurgia, diagnóstico por imagem, exames de raio X.”

Para o chefe do Departamento, a locação do imóvel é um passo importante para a solidificação de uma demanda de professores e alunos do curso: “A locação deste espaço vai permitir embrionar o hospital universitário veterinário, que é um item fundamental para o reconhecimento do curso. Então, esse prédio nos atenderá, também, nessa função, de começar a organizar a estrutura administrativa e de trabalho do futuro hospital universitário veterinário da UFJF”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-6851 – Bacharelado em Medicina Veterinária

(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão