Com a retração da economia e a alta dos preços, empreender pode se tornar uma tarefa arriscada. Em Minas Gerais, os micro e pequenos empreendimentos (MPEs) fecharam cerca de 36 mil vagas no ano de 2016, segundo o Sebrae Minas. Neste cenário de incerteza, os micro e pequenos empreendedores têm uma aliada que, com serviços de qualidade a pelo menos 15% abaixo do mercado, pode ajudá-los a reduzir riscos, estruturar  seu negócio e fazê-lo crescer: as empresas juniores.

Tais instituições são formados por alunos universitários, sob a supervisão de um professor orientador. Visando promover o empreendedorismo e aplicar na prática os conhecimentos e inovações desenvolvidas em sala de aula, elas oferecem serviços acessíveis e de qualidade que podem ajudar a alavancar os negócios das MPEs. Hoje, o Brasil conta com mais de 1.200 organizações do tipo, sendo líder de iniciativas no mundo todo. E Minas Gerais se destaca como o maior polo gerador dessas iniciativas no mundo. Segundo a Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), atualmente o estado conta com 70 EJs federadas de diferentes localidades e áreas de atuação, envolvendo mais de 1.800 empresários juniores em todo o estado. Somente em 2016, foram realizados mais de mil projetos e consultorias, provando que para as empresas juniores, é possível sim, crescer, criar novas soluções e gerar impacto em tempos de crise.

A Porte Empresa Júnior é um exemplo de organização que, apesar da instabilidade econômica, conseguiu expandir seus negócios, gerando soluções inovadoras para si e para seus clientes. EJ de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias Elétrica, Civil e Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a organização já possui 15 anos de mercado, porém, foi apenas em 2015 que ela passou, realmente, a crescer e alcançar grandes resultados. A partir disso, a procura em atingir micro e pequenos empreendedores e impactar sua cidade e região se tornou constante.

A presidente da empresa, Lara Drumond, recorda um dos projetos realizados, para um supermercado em Juiz de Fora: “O cliente encomendou os projetos Luminotécnico e de Eficiência Energética para seu estabelecimento, com o objetivo de diminuir os gastos com a conta de energia” relatou ela, que também reforçou as vantagens que tal serviço gerou para o cliente: “Meses depois, foi constatado que, com 90% do projeto implementado até o momento, o cliente já contava com uma economia significativa em sua conta de luz, que poderia passar a ser aplicada para outros investimentos e promover o crescimento do supermercado.” Lara ressalta que, apesar da tendência em tempos de retração econômica seja reduzir custos e ser cauteloso com investimentos, tempos de crise são a oportunidade ideal para fazer o negócio crescer com o apoio certo. “Para sobreviver ao mercado é necessário se reinventar,  e as Empresas Juniores são a melhor oportunidade de encontrar soluções para negócios de forma criativa, impactante e abaixo do valor médio do mercado, sem nunca deixarem de ter qualidade atestada”, finaliza.

Outras informações: (32) (32) 2102 – 3430 (Porte Jr. Consultoria)

portejr@portejr.com