dissertação ciências biológicas

Mestranda destacou que o trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de diferentes técnicas de estudo de cromossomos (foto: arquivo pessoal)

A mestranda Ana Luiza Franco defendeu, na manhã desta quinta-feira, 16, a dissertação de mestrado “Caracterização cromossômica comparada no gênero
Stylosanthes (Fabaceae).” A acadêmica integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPCGBio) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Genética e Biotecnologia da UFJF em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o professor Luiz Gustavo Rodrigues de Souza. O material para análise foi enviado pelo pesquisador, Marcelo Ayres Carvalho, da Embrapa Cerrados de Brasília.

O trabalho foi orientado pelo professor Lyderson Facio Viccini e com co- orientação do professor Saulo Marçal de Sousa. “As sementes recebidas foram germinadas e os cromossomos das células vegetais analisados ao microscópio. Aplicamos técnicas de citogenética molecular para mapear regiões importantes no DNA das diferentes espécies e compará-las entre si. Além disso, cultivamos as espécies na UFJF e analisamos a quantidade de DNA presente nas folhas”, explica  Ana Luiza.

O trabalho foi desenvolvido  por meio da aplicação de diferentes técnicas de estudo de cromossomos, sempre baseadas nas revisões bibliográficas para aprofundar o tema e discutir os resultados encontrados.

Segundo a mestranda, os dados obtidos na pesquisa, embora restritos a algumas espécies de Stylosanthes, revelaram importantes variações genéticas na caracterização do gênero. “A análise do material genético pode servir como base para futuros estudos com diferentes populações da planta e é de grande importância em programas de melhoramento genético. O estudo contribuiu ainda, para ampliar o conhecimento relacionado à espécies de plantas brasileiras com importância econômica”, conclui.

Para o orientador da pesquisa, Lyderson Facio Viccini, a dissertação trabalha com um grupo de espécies da família leguminosa, a qual tem grande importância acadêmica e econômica. “O estudo tem dois vieses de importância. O primeiro é que foram analisadas espécies com  potencial forrageiro,  utilizadas  principalmente  na alimentação de bovinos. Adicionalmente, as espécies possuem capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico, contribuindo para a qualidade do solo e para todo o ecossistema. O segundo é que, pela limitação das informações existentes, os resultados contribuem para o conhecimento taxonômico do gênero. As informações reunidas servem de base para futuros programas de uso e melhoramento dessas espécies”, destaca.

Contato:
 Ana Luiza Franco (mestranda)
luiza.francojf@hotmail.com

Lyderson Facio Viccini (orientador)
lyderson.viccini@ufjf.edu.br

Banca examinadora:

Lyderson Facio Viccini (orientador-UFJF)
Saulo Marçal de Sousa (co-orientador- UFJF)
Luiz Gustavo Rodrigues de Souza (UFPE)
Ana Luisa Sousa Azevedo (Embrapa)

Outras informações: (32) 2102-3220 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Imunologia e DIP/Genética e Biotecnologia