dissertação mestrado profissional em física

Protótipos, como o desenvolvido pela mestranda, podem ajudar alunos a aprenderem e a ampliarem a consciência diante do consumo de energia elétrica (foto: arquivo pessoal)

“O que vem a sua cabeça quando falo de eletricidade?”. Essa foi uma das perguntas que norteou o trabalho da mestranda Sílvia Costa Araújo, do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). A acadêmica defendeu nessa segunda-feira, 13, a dissertação “Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de eletrodinâmica orientada por um protótipo interativo que utiliza a plataforma arduino para controle de dispositivos e medidas elétricas.”

A pesquisa foi dividida em cinco etapas e aplicada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual, em Santos Dumont, onde Sílvia é professora. A proposta era avaliar o conhecimento dos alunos acerca do consumo e utilização da energia elétrica.

A última etapa do estudo foi a apresentação do protótipo de uma residência que simulava  ligações elétricas, lâmpadas e eletrodomésticos. De acordo com a mestranda, grande parte dos alunos não tinha conhecimento dos componentes eletrônicos presentes na instalação elétrica ou nos equipamentos eletroeletrônicos.

“Conforme eles acionaram os botões, para ligar os aparelhos, ocorria uma simulação da energia consumida e o valor da potência era mostrada em um pequeno LCD instalado no protótipo.” Com isso, os alunos conseguiam observar como a utilização de aparelhos  eletrônicos influência no valor cobrado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica.

“A gente tem que sair do tradicional. O professor tem que ser o elemento motivador e o aluno tem que estar predisposto a aprender, pois também não adianta o educador ter um material potencialmente significativo se não estudante não tiver interesse.”

Para o professor orientador da pesquisa, Bruno Gonçalves, o trabalho pode ajudar outros profissionais da área educacional ao mostrar que um produto didático contribui na formação dos estudantes. “O professor que quiser fazer uma casa semelhante a que foi feita pela Sílvia vai conseguir, basta seguir o passo a passo montando por ela durante a pesquisa.”

Contato:

Sílvia Costa Araújo (mestranda)
profsilfisica@gmail.com

Bruno Gonçalves (orientador)
bruno.goncalves@ifsudestemg.edu.br

Outras informações: (32) 2102-3322 – Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFJF