dissertação de mestrado Economia

Lucas Lourenço revelou que o interesse pelo tema surgiu ainda na graduação na UFJF (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

O mestrando Lucas Lourenço, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu na tarde desta terça-feira, 14, a dissertação “Impacto da não linearidade da taxa de câmbio sobre as exportações e importações brasileiras.”

A pesquisa testa empiricamente equações de exportações e importações diante de variações não-lineares na taxa de câmbio. O trabalho busca também averiguar se cotações reais da taxa de câmbio tendem mais a estimular as importações ou desestimular as exportações. Ao mesmo tempo, analisa se as diminuições reais desta taxa tendem mais a incentivar as exportações ou desencorajar as importações. A pesquisa foi feita com base nos dados de cinco parceiros comerciais do Brasil: Estados Unidos; Alemanha; Argentina; China e França.

O acadêmico afirma que o interesse por economia internacional surgiu ainda durante o período que se graduou em Economia, na UFJF. “Primeiramente, estudei se a liberalização do comércio causa crescimento econômico. O atual estudo foi uma sugestão do meu orientador prof. Dr. Claudio Vasconcelos. Durante a pesquisa bibliográfica, adquiri afinidade com o tema e percebi sua relevância acadêmica, o que me deu respaldo para seguir adiante com a pesquisa.”

Para o professor orientador, Claudio Roberto Fóffano Vasconcelos, a pesquisa representa grande importância para formulação de políticas públicas de incentivo a performance das exportações e importações brasileiras. ”Academicamente, a dissertação constitui-se em trabalho inédito em termos de abordagem econômica e nível de desagregação das informações trabalhadas”, ressalta Claudio.

Contato:

Lucas Lourenço (mestrando)
lucasl29@hotmail.com

Claudio R. F. Vasconcelos (orientador)
claudio.foffano@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:

Claudio R. F. Vasconcelos – (UFJF – orientador)
Luiz Antônio Lima Júnior – (UFJF)
Cleomar Gomes – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Outras Informações: (32) 2102-3543 –  Programa de Pós-Graduação em Economia