Tese de doutorado Engenharia Elétrica

Jorge Ledesma destacou que, com o uso de novas tecnologias, podem ser encontradas soluções para melhorar o desempenho dos sistemas (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O doutorando Jorge Javier Giménez Ledesma, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPEE/UFJF) defendeu, nesta segunda-feira, 13, a tese “Metodologia para Detecção, Identificação e Localização de Defeitos de Altas Impedâncias com Geração Distribuída.” A pesquisa propõe o desenvolvimento de modelos e métodos numéricos, baseando-se em redes neurais artificiais, para a análise de detecção e localização de defeitos de alta impedância em sistemas de distribuição de energia.

“Vale ressaltar que, apesar das faltas de alta impedância não causarem grandes danos nos sistemas elétricos, elas são muito perigosas para a população, pois geralmente resultam em cabos energizados expostos ao fácil contato (cabo penduro ou encostando perto do chão). Atualmente, uma média de 25 pessoas morrem, por ano, no Brasil, vítimas de faltas de alta impedância em sistemas de distribuição”, afirma o pesquisador.

Para o professor do Departamento de Energia Elétrica da Faculdade de Engenharia da UFJF, Leandro Ramos de Araujo, que co-orientou o trabalho em parceria com o docente do mesmo Departamento, José Luiz Rezende Pereira, pesquisas desta natureza podem contribuir para que, com o uso de novas tecnologias, possam ser encontradas soluções para melhorar o desempenho dos sistemas de distribuição.

“A detecção de faltas de alta impedância em sistemas de distribuição ainda é um problema em aberto e não existe solução 100% eficaz. O principal motivo desta dificuldade é a falta de equipamentos de medições nos sistemas de distribuição. Com o advento dos sistemas inteligentes (smart-grids) e medições fasoriais, esta deficiência será vencida. Desta forma, a tese aborda diretamente como as próximas tecnologias podem ajudar a resolver os problemas atuais em sistemas de distribuição.”

Ledesma, que é paraguaio, é graduado em Engenharia Eletromecânica pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (UCA) e possui Especialização em Engenharia de Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O pesquisador ingressou na UFJF em 2010, quando iniciou o mestrado em Engenharia Elétrica, com linha de pesquisa em Sistemas de Potência, concluído em 2012.

O acadêmico afirma que as boas referências o fizeram escolher a Universidade para desenvolver suas pesquisas. “Escolhi a UFJF por indicação do meu cunhado, que é engenheiro da Petrobras; ele enfatizava que os seus melhores colegas eram oriundos da UFJF. E também têm as referências na linha de pesquisa que era do meu interesse. O povo mineiro é ótimo, a cidade é ótima e Universidade é incomparável.”

Segundo o orientador, a presença de pesquisadores estrangeiros contribui, tanto no processo de internacionalização da Universidade, quanto na melhoria da avaliação dos cursos de pós-graduação. “Um dos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes diz respeito aos intercâmbios internacionais. A projeção internacional é medida, em parte, pelo grau de atração de alunos estrangeiros que se interessam em cursar a pós-graduação no programa. Neste sentido, a presença destes alunos sinaliza uma projeção internacional e mostra a excelência das pesquisas aqui produzidas”, avalia.

Além dos orientadores, a banca examinadora da tese foi composta pelos professores Débora Rosana Ribeiro Penido Araujo (UFJF), Sandoval Carneiros Junior (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e João Antônio de Vasconcelos (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Contato:

Jorge Javier Giménez Ledesma (orientando)
jorgegimenez04@gmail.com

Leandro Ramos de Araujo (co-orientador)
leandro.araujo@ufjf.edu.br

José Luiz Rezende Pereira (co-orientador)
jluiz@ieee.org

Outras informações: (32) 2102-3442 – Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica