Uma nova forma de ensinar ciências no ensino fundamental que seja capaz de despertar o interesse dos alunos para a importância dessas áreas em suas vidas. Esse foi o objetivo do mestrando Clayton Antônio Pereira Pires, do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que defendeu nesta segunda-feira, 13, a dissertação “Uma proposta de ensino sobre a luz para o 9º ano do ensino fundamental: sua natureza, propagação e interação com a matéria”.
A essência da pesquisa foi construir um modelo educacional a ser aplicado e testado durante a atividade de docência de Pires, a partir do tema luz, com destaque em sua natureza, propagação e interação com a matéria. Para isso, elaborou-se uma sequência didática com a proposta de estudar a luz através de fenômenos cotidianos. A sequência foi apoiada em autores como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky e Ausubel, além de conceitos físicos de óptica geométrica e física.
Ao estudar o efeito fotoelétrico, por exemplo, uma atividade experimental foi proposta aos alunos, em que deveriam montar um circuito que simula um acendedor para poste de iluminação pública. Assim, relacionou-se o funcionamento do equipamento aos conceitos físicos existentes. Sobre os resultados, Pires observa que “este tipo de intervenção possibilita que o discente construa um novo conhecimento ancorado em suas próprias concepções, reformulando-as e enriquecendo-as”.
O modelo foi aplicado em duas etapas junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Juiz de Fora. A primeira consistiu na aplicação de questionários, pesquisas e discussões nas salas de aula a fim de fazer um levantamento sobre quais eram as concepções dos alunos em relação à ciência, física e luz. Para a segunda etapa foi feito um trabalho buscando a evolução dos alunos a respeito do conteúdo estudado.
O mestrando conta que, após observar que métodos tradicionais de ensino não são eficientes, como aplicação de fórmulas sem relação com a vida prática dos alunos, sentiu a “necessidade de criar um produto de apoio para que professores do 9º ano do ensino fundamental possam aproximar a realidade cotidiana dos alunos aos conceitos físicos científicos.” Pires aponta também que, apesar de o modelo tradicional precisar passar por uma transição, a proposta da atual pesquisa não é de ruptura, mas sim de complementaridade.
De acordo com o orientador Dr. José Roberto Tagliati, a pesquisa “contribui para que professores de ciências do ensino fundamental possam conhecer uma maneira alternativa de apresentação de conteúdos de física relacionados à luz e as aplicações da ciência às tecnologias atuais.” Tagliati atenta ainda para o fato de que, a partir desse material, outros pesquisadores em ensino de física e ciências em geral poderão desenvolver atividades pedagógicas e ações de pesquisa para aprofundamento do tema.
Contatos
Clayton Antônio Pereira Pires (Mestrando)
claytoncapp@gmail.com
Dr. José Roberto Tagliati (Orientador)
jrtagliati@gmail.com
Banca avaliadora
Dr. José Roberto Tagliati (UFJF)
Dr. Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF)
Dr. Emanuel José Reis de Oliveira (IFES)
Outras informações
Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFJF