dissertação Mestrado profissional de Física

Ciro Lino Bellan ressaltou que uma das propostas do estudo é que o próprio professor e os alunos montem os seus kits (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Desenvolver circuitos elétricos didáticos, utilizando materiais que possam ser encontrados facilmente pela maioria dos professores de Física do país e que sejam de baixo custo”: este é um dos objetivos da dissertação “”Kits didáticos para o ensino de circuitos elétricos feitos com materiais de fácil acesso e de baixo custo”, apresentada nesta segunda-feira, 13, pelo mestrando Ciro Lino Bellan, do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), implementado na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2014.

A ideia do projeto é que o próprio professor e os alunos montem os seus kits, sem gastar muito dinheiro e tempo, permitindo que todos tenham a oportunidade de entender melhor a física do seu dia a dia, além de vivenciar fenômenos físicos, até então deixados de lado ou não estudados com a devida atenção e importância. “Há poucas publicações sobre o desenvolvimento de instrumentos e materiais para o ensino de Física e, dentre estes poucos trabalhos, só alguns são sobre eletricidade. Há uma necessidade de se investir no ensino prático da Física, como os próprios parâmetros curriculares nacionais apregoam, daí a importância deste tema no meio acadêmico”, afirma o pesquisador.

Além de revisão bibliográfica sobre o tema e levantamento de kits experimentais equivalentes que já são vendidos no mercado, a pesquisa desenvolveu um produto de baixo custo, com preocupação constante em sua viabilidade, facilidade de construção e acesso aos materiais. Também foi elaborado um material de apoio para os professores, para que estes possam utilizar os kits de maneira apropriada, promovendo satisfatoriamente o processo de ensino-aprendizagem.

“Embasados na filosofia construtivista da educação, associada à teoria de aprendizagem sociocultural de Vygotsky, desenvolvemos um kit para o ensino de circuitos elétricos simples, que é um tema abordado com bastante relevância no ensino médio e no ensino superior. Porém, nota-se que os alunos na prática não conseguem, em sua maioria, relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula às situações práticas do dia a dia envolvendo estes mesmos circuitos simples”, explica o acadêmico.

Resultados apontam para necessidade de se diversificar o ensino da matéria nas escolas

O trabalho foi orientado pelo professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE/UFJF), Júlio Akashi Hernandes, e co-orientado pelo professor do  Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Koch Torres Assis.

Para o orientador, os resultados reiteraram a importância do desenvolvimento de mecanismos de ensino alternativos nas aulas de Física. “Pudemos verificar que há maior motivação de alunos para aprender o assunto, além de deixá-los mais à vontade com os conceitos. Vários dos alunos optaram por fazer seus trabalhos de feira de ciências envolvendo circuitos elétricos, após a aplicação do kit. Além disso, o trabalho permitiu a alunos que geralmente se mostravam apáticos nas aulas de Física a se envolverem ativamente na construção de circuitos. Outro exemplo é que uma das atividades propostas é a montagem de um three-way (sistema pelo qual se acende e apaga uma lâmpada através de dois interruptores num corredor), que gera bastante curiosidade nos alunos”, pondera.

Além dos orientadores, participaram da banca examinadora da dissertação os professores Fabio Zappa e Giovana Trevisan (UFJF); Bruno Gonçalves (IF-Sudeste, campus Juiz de Fora); e Rickson Mesquita, (Unicamp).

Programa visa qualificar professores de Física em todo o Brasil

O MNPEF é uma plataforma nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltada a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física. O Projeto é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País, além de capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula.

“O projeto se iniciou em 2013 e, aqui na UFJF, é uma iniciativa conjunta com o Instituto Federal Sudeste de Minas, de tal forma que o corpo docente tem professores de ambas as instituições. Além de licenciados em Física, temos vários mestrandos formados em outras áreas, como Engenharias. As aulas são realizadas às sextas-feiras e sábados, e a orientação e desenvolvimento encaixam-se em outros horários livres para o mestrando, enquanto ele continua lecionando em sua escola”, explica o professor Júlio.

Contato:
Ciro Lino Bellan (orientando)
ciroboiadeiro@gmail.com

Júlio Akashi Hernandes (orientador)
jahernandes@fisica.ufjf.br

André Koch Torres Assis (co-orientador)
assis@ifi.unicamp.br

Outras informações: (32) 2102-3322 – Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física