Foliões em 1972 - Foto Acervo Zé Kodak

Mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia” reúne diversos objetos do acervo do grupo carnavalesco e um trabalho plástico do artista Gerson Guedes. (Foto: Acervo Zé Kodak/Divulgação)

Na próxima terça-feira, 7, às 20h30, no Forum da Cultura, será inaugurada a mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia”, com fotografias, bandeiras e figurinos do tradicional grupo de Juiz de Fora. A exposição reúne diversos objetos do acervo do grupo carnavalesco e um trabalho plástico do artista Gerson Guedes que, também, presta uma homenagem ao bloco de carnaval.

A noite de inauguração será animada pela tradicional banda, com direito a marchinhas, confetes e serpentinas. Além disso, Zé Kodak e famosos integrantes da banda  receberão os visitantes para relembrar o famoso carnaval de rua.

A mostra ficará em exposição na Galeria de Arte, do Forum da Cultura/UFJF e as visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 03 de março. A entrada é gratuita.

Tradição do Carnaval de JF

Homenageada pela quinta vez com exposição no Forum da Cultura, a Banda Daki, no decorrer dos anos, conquistou o respeito do folião juiz-forano e se tornou um dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, arrastando milhares de foliões no desfile que acontece, tradicionalmente, no sábado de Carnaval.

Na mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia”, o público poderá conferir uma seleção de fotografias pinçadas de um acervo de 15 mil registros, mostrando as estripulias e o bom humor dos foliões que seguem a banda fantasiados de personagens caricatos como homem vestido de mulher, políticos, heróis e heroínas do cinema e das histórias em quadrinhos, entre outros. Parte da coleção de Zé Kodak será mostrada ao público como fantasias, chapéus, camisas e adereços. Uma visita poderá acordar memórias destes 45 anos de alegria para a população juiz-forana.

História da banda

A Banda Daki, que nasceu em 1972, no Largo do São Roque, por iniciativa de uma turma de amigos, teve como inspiração a Banda de Ipanema. Com o passar dos anos, a atração passou a reunir foliões vindos de toda cidade e se tornou referência na região. Em 2004, a Banda Daki foi tombada como Patrimônio Cultural do município e faz parte do calendário oficial do Carnaval de Juiz de Fora.