II Caminhada em Bloco, realizada em 2014, no Campus da UFJF (Foto: UFJF/Arquivo)

II Caminhada em Bloco, realizada em 2014, no Campus da UFJF (Foto: UFJF/Arquivo)

A folia chega mais uma vez primeiro no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em sua terceira edição, a Caminhada em Bloco traz à UFJF uma antecipação do tradicional carnaval da cidade, com a presença de músicos da Banda Daki, do Rei Momo, Ronaldo Simplício, e da Rainha do Carnaval, Ana Cristina Rabelo. Este ano contará novamente com o Ford 29, carro que percorrerá o circuito em torno do lago e do prédio da Reitoria conduzindo a realeza do carnaval juiz-forano, com destino à Concha Acústica. A Caminhada acontece a partir das 10h, no próximo domingo, dia 8.

Iniciativa da UFJF, por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), a III Caminhada em Bloco promete ampliar o seu público nesta nova edição, mas manter a qualidade que já torna o evento atração aguardada pela comunidade. A realização contará com infraestrutura montada para acolher os foliões na Praça Cívica com tendas para o caso de chuva ou sol forte. O pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, espera receber muitos frequentadores do campus, principalmente as crianças que moram no entorno da UFJF e as que frequentam a Universidade nos finais de semana. A edição reserva uma atração especial para elas: “Além da tradicional Banda Daki, haverá a participação de alunos do Instituto de Artes e Design (IAD), com fantasias de carnaval para entreter a criançada.”

Crianças tiveram seu espaço em edição anterior (Foto: UFJF/Arquivo)

Crianças tiveram seu espaço em edição anterior (Foto: UFJF/Arquivo)

Como de costume, a III Caminhada em Bloco terá o melhor das marchinhas,  relembrando os antigos carnavais. Clássicos como “Mamãe eu quero”; “Está chegando a hora”; “Cachaça não é água”; “Acorda Maria Bonita”; “Aurora”; “Me dá um dinheiro aí”; “O teu cabelo não nega”; “Máscara Negra”; e “Chiquita Bacana” constam do repertório da Banda Daki. “Queremos relembrar os famosos carnavais de rua e mostrar uma prévia do que irá acontecer nas ruas”, explica o integrante mais antigo da Banda, José Carlos Passos, mais conhecido como Zé Kodak.

A Banda Daki

Completando 43 anos de atuação, o bloco de carnaval mais famoso de Juiz de Fora leva anualmente às ruas da cidade cerca de 60 mil foliões, segundo dados de Zé Kodak. O inicialmente chamado Bloco Daki foi criado em 1972 e, em 2004, a agremiação carnavalesca tornou-se bem imaterial do município. A ideia surgiu em uma mesa de bar, quando um grupo de amigos, entediados com a falta do que fazer no sábado de carnaval, decidiu criar um bloco.

O desfile oficial da Banda Daki será no dia 14, às 12h. O grupo completo de músicos sairá do Largo do Riachuelo e percorrerá a Avenida Rio Branco até o Parque Halfed.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)