A sexta edição do Domingo no Campus, evento de integração da comunidade juiz-forana com o espaço da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  reuniu na manhã deste domingo (29), na Praça Cívica, atividades gratuitas para todos os gostos, com brincadeiras para as crianças, música, cinema e prática de exercícios físicos.

A servidora pública Nádia Sarmento, que esteve com a família pela primeira vez no evento, conta que foi um momento de muita descontração: “O Domingo no Campus é muito interessante para a família toda. Eu e minha filha soltamos pipa, brincamos muito! Pude perceber que é um espaço organizado e com várias possibilidades. Com certeza virei nas próximas edições.”

Diversão e interação entre pais e filhos. Foto: Antônio Augusto Alvarenga

Diversão e interação entre pais e filhos. Foto: Antônio Augusto Alvarenga

Na avaliação da funcionária pública, Roberta Barreto Almeida, que também esteve no campus de Juiz de Fora neste domingo, a atividade favorece o resgate das tradicionais brincadeiras de rua. “É muito importante! É uma forma de aumentar a interação de pais e filhos e apresentar brincadeiras que não envolvem tecnologia, trabalhando a comunicação e coordenação das crianças”.

O idealizador do projeto e Diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, comemora o aumento da participação da comunidade a cada edição. “Ficamos muitos felizes também com o crescente interesse de entidades em participar do Domingo no Campus.”

Baile na praça

DJ Kureb: público pode conferir mistura de vários estilos da música nacional. Foto: Antônio Augusto Alvarenga.

DJ Kureb: público pode conferir mistura de vários estilos da música nacional. Foto: Antônio Augusto Alvarenga.

Com a participação do DJ Kureb e do projeto Hiphoplogia, cuja proposta é apresentar a cultura hip hop e suas expressões, o campus da UFJF foi palco para muita música e dança.

Kureb animou o público com uma mistura de vários estilos da música nacional. “Eu trouxe muito material instrumental para apresentar para as pessoas e mostrar que isso vem sendo feito no país. A sexta edição foi linda e a ideia é melhorar ainda mais “.

A responsável pelo projeto Hiphoplogia, Chris Assis, ressalta que esta edição do Domingo no Campus teve algumas novidades: “Além das atividades que a gente costuma realizar, desta vez organizamos uma batalha de mestres de cerimônias (MCs) por tema, com premiação para os melhores desempenhos”.

Música e alimentação saudável

O evento teve ainda a participação da nutricionista e cantora Tânia Bicalho, que apresenta temas relacionados à boa alimentação através da música. “Hoje nós conversamos sobre o uso de suplementos, que é um assunto muito preocupante. As pessoas têm deixado de lado as refeições, até mesmo por uma questão de tempo, e optado por suplementos. Então, é necessário que tenham mais informações a respeito.”

Tânia conta que as atividades realizadas de maneira lúdica têm gerado bons resultados: “Nós tivemos um público bem diversificado, inclusive algumas crianças. Poder falar um pouco mais sobre nutrição, através da música, torna as atividades mais envolventes para os participantes”.

Cinema e debate 

Outra atração deste Domingo no Campus foi a exibição, no Anfiteatro da Reitoria, do documentário “Terras” (2009), da cineasta Maya Da-Rin. O filme aborda como os limites territoriais são encobertos por aspectos culturais na fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru.

O documentário foi disponibilizado através de uma parceria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) com a UFJF. Segundo a jornalista e curadora desta atividade, Cristiana Magalhães, a intenção foi apresentar um filme sobre o Brasil. “São imagens que a gente não atinge, a gente não vê. Então, a proposta é colocar um filme sobre coisas que são nossas, que apresentem o país”. Após a exibição de “Terras”, Cristiana promoveu um debate com o público presente.

O Domingo no Campus é realizado duas vezes por mês, das 8h às 12h, no campus de Juiz de Fora.  A próxima edição está marcada para o dia 5 de fevereiro.