monitoramento engenharia e bombeiros em Bicas 1 Fotos Divulgação

Trabalho consiste em elaborar documentos cartográficos a partir dos registros obtidos nos locais mapeados (Foto: Divulgação)

Os períodos com chuvas mais frequentes vêm sendo sinônimos de desabamentos, enchentes e tragédias. Diante de tal problema, o projeto de extensão “Mapeamento e monitoramento da susceptibilidade a riscos físico-ambientais na área do 4º BBM”, coordenado pelo professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cézar Henrique Barra, busca mapear e monitorar as áreas de risco em Juiz de Fora e seu entorno. Os 144 municípios atendidos pelo projeto fazem parte da zona de responsabilidade do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), parceiro na iniciativa, que conta, ainda, com as prefeituras das localidades.

O projeto engloba alunos e professores das Faculdades de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (ICE). O trabalho consiste em elaborar documentos cartográficos a partir dos registros obtidos nos locais mapeados. Segundo Barra, o objetivo é elaborar bases e documentos cartográficos na escala municipal de 1:50.000 (ou melhor) representativo de características do meio sócio-natural e físico-ambiental da área de atuação do 4º BBM. “Além de análises geológica, geomorfológica, geotécnica e hidrológica mediante uma sequência de procedimentos técnicos e estatísticos para identificar as ameaças e/ou vulnerabilidades.” A partir deste mapeamento, e o monitoramento posterior, é possível traçar planos junto ao Corpo de Bombeiros e a sociedade civil no sentido de evitar tragédias.

As áreas mapeadas são setorizadas, e, assim, classificadas de acordo com a metodologia do Instituto de Pesquisa Tecnológico (IPT): Risco Muito Alto (R4); Risco Alto (R3); Risco Médio (R2); e Risco Baixo (R1). As bases do projeto são apoiadas no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a hispometria e declividades. Para a classificação, diversas variáveis, como a vegetação local e o estado das construções, são levadas em contas para se estabelecer prioridades.

monitoramento engenharia e bombeiros em Bicas Fotos Divulgação

Em Bicas: primeira cidade da região a contar com as ações de mapeamento do projeto (Foto: Divulgação)

Ações em Bicas

A primeira cidade da região a contar com as ações de mapeamento do projeto foi Bicas, onde, junto ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, a equipe da UFJF visitou duas áreas de risco inundadas. Na ocasião, constatou-se os riscos R1 e R4, de baixa e muita alta periculosidade respectivamente. O trabalho foi mapeado pela Defesa Civil local, e os resultados estão sendo reunidos em um relatório – Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que deverá ser apresentado à Prefeitura de Bicas. A partir de apreciação na Câmara Municipal. espera-se que possam ser desenvolvidas legislações auxiliando na prevenção de tragédias.

Barra ressalta que está sendo desenvolvido um aplicativo que “permitirá o mapeamento em campo das áreas de risco, pontos de apoio e lideranças comunitárias em tempo real”. A partir deste, espera-se realizar um treinamento de militares e técnicos da Defesa Civil no uso da plataforma e na aplicação da metodologia IPT. O coordenador espera que a ferramenta possa auxiliar no alcance do objetivo do projeto: “Retorno social na redução de vítimas, de perdas materiais e desperdício de recursos públicos é muito significativo”.

“Mapeamento e monitoramento da susceptibilidade a riscos físico-ambientais na área do 4º BBM” ganhou Menção Honrosa na última Mostra de Ações de Extensão da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia-UFJF)