Acesse a lista atualizada de eventos em 2018 das áreas de saúde e ciências biológicas: Para turbinar o currículo: veja 90 eventos de Saúde e Ciências Biológicas

*****

Eventos 2017:
O portal da UFJF lista os principais eventos acadêmicos confirmados em 2017 para você ir se preparando e ampliar seu Currículo Lattes. A
 coluna UFJF Oportunidades desta quinta-feira, 26, traz os congressos, seminários e encontros com datas marcadas nas áreas de Saúde e Biológicas.

Nas últimas semanas, o portal também listou eventos das áreas de Humanas e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas, como parte da série “Programe-se”. Na semana que vem, os eventos de Ciências Exatas, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo encerrarão a série.

Interdisciplinar
22º Congresso Multidisciplinar em Diabetes, de 27 a 30 de julho, em São Paulo. Inscrições abertas.

2º Simpósio Multidisciplinar de Disfunções do Assoalho Pélvico, de 6 a 8 de abril, em São Paulo. Inscrições abertas.

4º Fórum de Líderes do Setor de Sáude, no dia 26 de maio, em São Paulo. Mais informações em breve.

9º Isicem for LA – Simpósio Internacional de Tratamento Intensivo e Medicina Emergencial para a América Latina, de 14 a 17 de junho, em São Paulo. Inscrições abertas.

3º Simpósio Internacional de Atenção Primária em Saúde, de 22 a 24 de junho, em São Paulo. Mais informações em breve.

1º Simpósio Internacional de Bem-Estar: da ciência à vida prática, nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo. Inscrições abertas.

20º Congresso Latino-americano e 12º Congresso Ibero-americano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica, de 22 a 24 de junho, em Porto (Portugal). Primeiro lote de inscrições até 28 de abril. 

12º Congresso Brasileiro de Bioética e 4º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, de 26 a 29 de setembro, no Recife. Primeiro lote de inscrições até 30 de junho. 

10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, de 7 a 11 de outubro, em Florianópolis. Inscrições abertas. 

11º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, de 14 a 17 de novembro, em Florianópolis. Informações em breve. 

Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

29º Congresso Brasileiro de Microbiologia, de 22 a 25 de outubro, em Foz do Iguaçu (Paraná). As inscrições on-line e a submissão de trabalhos terão início em julho.

8º Simpósio Internacional de Catálise Ácido Base, de 7 a 10 de maio, no Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

17º Congresso Brasileiro de Biomecânica, de 8 a 11 de maio, em Porto Alegre. Inscrições até o dia do evento.

8º Simpósio de Microbiologia Aplicada, de 15 a 19 de maio, em Rio Claro (SP). Inscrições abertas.

2º Congresso de Ecologia Comportamental e Interações, de 15 a 18 de junho, em Uberlândia (MG). Inscrições abertas.

14ª Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, de 28 de agosto a 1º de setembro, em São Vicente (SP). Inscrições ainda não disponíveis.

16º Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, de 24 a 28 de setembro, em São Pedro (SP). Inscrições ainda não disponíveis. 

68º Congresso Nacional de Botânica, de 20 a 25 de agosto, no Rio de Janeiro. Primeiro lote de inscrições até 10 de fevereiro. 

16º Congresso Brasileiro de Limnologia, de 23 a 27 de julho, no Rio de Janeiro. 

25º Congresso Brasileiro de Paleontologia, de 17 a 21 de julho, em Ribeirão Preto (São Paulo). Primeiro lote de inscrições até 30 de abril.

16º Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, de 21 a 28 de outubro, em Bertioga (SP). Pré-inscrições abertas. Envio de resumos até 5 de fevereiro. 

Educação Física

Educação Física

Educação Física

Convenção Brasil Saúde Sport Fitness Rio, de 7 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. Inscrições abertas.

17º Congresso Brasileiro de Biomecânica e 1º Encontro Latino Americano de Biomecânica, de 8 a 11 de maio, na PUC-RS, em Porto Alegre. Inscrições abertas para os cursos pré-congresso.

18º Congresso Mundial da Associação Internacional de Educação Física e Desportos para Garotas e Mulheres, de 17 a 21 de maio, em Miami (EUA). Inscrições estendidas até 7 de fevereiro.

3º Enaf – Juiz de Fora – Convenção Internacional de Esporte, Fitness e Saúde, de 2 a 4 de junho. Inscrições ainda não disponíveis.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, de 5 a 7 de outubro, em São Paulo. Inscrições não disponíveis. 

Enfermagem

Enfermagem

Enfermagem

3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, de 1º a 4 de maio, em Natal. Inscrições abertas.

2º Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, de 26 a 28 de abril em São Paulo. Inscrições abertas.

11ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica, de 12 a 15 de julho, em Belo Horizonte. Mais informações em breve no site.

1º Fórum Internacional de Pesquisa e Inovação em Enfermagem, de 18 de agosto, em São Paulo. Mais informações em breve.

11º Enege – Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem, de 21 a 23 de agosto, em Campos do Jordão (SP).

19º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (Senpe), de 17 a 19 de maio, em João Pessoa. Inscrições de trabalho até 10 de março. 

International Council of Nurses, de 27 de maio a 1º de junho, em Barcelona (Espanha). Inscrições até 17 de fevereiro.

13º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, de 12 a 15 de setembro, em São Paulo. Inscrições ainda não divulgadas. 

7º Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, em São Paulo, de 30 de setembro a 3 de outubro. Primeiro lote de inscrições até 30 de abril. 

2º Congresso Brasileiro de Tratamento Avançado de Feridas, de 24 a 27 de outubro, em São Paulo. Inscrições ainda não disponíveis. 

10º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, de 22 a 25 de novembro, em Campo Grande. Inscrições ainda não disponíveis. 

13º Congresso Brasileiro de Dor, de 12 a 15 de setembro, em Natal. Inscrições abertas.

Farmácia
14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, de 10 a 12 de agosto em Belo Horizonte. Inscrições abrem no dia 10 de abril.

19º Congresso Farmacêutico de São Paulo, 11º Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e Expofar 2017, de 6 a 8 de outubro, em São Paulo. Inscrições abertas.

11º Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, de 15 a 17 de junho, em Brasília. Inscrições abertas. 

11º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (Cifarp 2017), de 15 a 18 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). Envio de resumos até 10 de agosto. 

Fisioterapia

Fisioterapia

Fisioterapia

11º Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva e 7º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, de 6 a 8 de abril, em São Paulo. Inscrições até 27 de março.

5º Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia, de 25 a 27 de maio, em Salvador. Envio de trabalhos até 25 de fevereiro. Inscrições como ouvinte até 25 de maio.

9º Congresso Internacional de Fisioterapia, de 14 a 17 de setembro, PUC-RS, em Porto Alegre. Data-limite para envio de temas-livres: 31 de maio.

1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Fisioterapia Tramauto-ortopédica, de 17 a 19 de agosto, em Brasília. Primeiro lote de inscrições até 28 de fevereiro. 

3º Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral, de 11 a 13 de maio, em Salvador. Inscrições abertas.

Congresso Mundial de Fisioterapia, de 2 a 4 de julho, na África do Sul. Prazo para envio de trabalhos encerrado. Inscrições como ouvinte abertas.

Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional, de 21 a 24 de setembro, em Campina Grande (PB). Inscrições abertas. 

8º Congresso Brasileiro e 6º Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, de 11 a 15 de outubro, em Caldas Novas (GO). Inscrições abertas. 

Medicina

medicina

Medicina

25º Simpósio Internacional de Hemoterapia e Terapia Celular, de 23 a 25 de março, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Inscrições abertas.

Hospital Summit, da Associação Nacional de Hospitais Privados, de 13 a 15 de março, em São Paulo. Inscrições abertas.

Step 2017 – Simpósio Tireoide e Paratireoide, 11 de março, em Campinas (SP). Inscrições abertas.

17º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, de 20 a 22 de abril, em Recife. Inscrições abertas.

2º Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Processos e Inovação na Área de Saúde, de 3 a 6 de maio em São Paulo. Inscrições abertas.

1º Simpósio de Atenção à Saúde Mental no Hospital Geral, 5 e 6 de maio em São Paulo. Inscrições abertas.

3º Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofe, de 11 a 13 de maio em São Paulo. Inscrições abertas.

5º Simpósio Internacional de Especialidades Pediátricas e 4º Simpósio de Imunizações em Pediatria, de 1 a 3 de junho em São Paulo. Mais informações em breve.

4º Simpósio Internacional de Acessos Vasculares e Terapia Infusional, de 3 a 7 de julho em São Paulo. Mais informações em breve.

14º Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica em Neonatologia e Pediatria, de 4 a 6 de agosto em São Paulo. Inscrições abertas.

11º Simpósio Internacional sobre Ronco e Apneia do Sono, 11 e 12 de agosto em São Paulo. Mais informações em breve.

Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (Cbaem 2017), de 16 a 19 de agosto em Fortaleza. Inscrições abertas.

12º Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, de 25 a 27 de maio em São Paulo. Inscrições abertas.

Sitec 2017 – Simpósio Internacional de Tecnologias em Diabetes, de 20 a 22 de abril em São Paulo. Inscrições abertas.

4º Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, nos dias 27 e 28 de outubro em São Paulo. Inscrições abertas.

8º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares, de 7 a 9 de setembro em Porto Alegre. Mais informações em breve.

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, de 4 a 6 de outubro em Belo Horizonte. Inscrições abertas.

29º Congresso Brasileiro de Genética Médica, de 20 a 23 de junho, em Bento Gonçalves (RS). Inscrições abertas. 

Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, de 18 a 20 de maio, em Búzios (RJ). Primeiro lote de inscrições até 18 de fevereiro. 

9º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, de 31 de maio a 3 de junho, em Foz do Iguaçu. Inscrições abertas. 

25º Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, de 9 a 12 de agosto, em Caxias do Sul (RS). Inscrições abertas.

17º Congresso Brasileiro de Quadril, de 5 a 8 de setembro, no Rio de Janeiro. Inscrições abertas. 

4º Brainn Congress – Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia, de 27 a 29 de março, em Campinas (SP). Inscrições abertas. 

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), de 6 a 9 de setembro, em Fortaleza. Primeiro lote de inscrições até 31 de janeiro. 

72º Congresso Brasileiro de Dermatologia, de 7 a 10 de setembro, na Costa do Sauípe (BA). Terceiro lote de inscrições até 2 de março.

44º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, de 20 a 22 de abril, no Rio de Janeiro. 

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

38º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 3 a 5 de maio, Olinda, Recife. Inscrições de trabalho prorrogadas até 20 de fevereiro.

4º Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, de 18 a 20 de abril, em Porto Alegre. Primeiro lote de inscrições até 31 de janeiro.  Inscrições até o dia do evento.

2º Cat in Rio, nos dias 31 de março a 1º de abril, no Rio de Janeiro. Inscrições abertas. Envio de trabalhos até 15 de fevereiro.

17º Congresso Brasileiro de Primatologia, de 20 a 25 de agosto, em Pirenópolis (GO). Inscrições ainda não disponíveis. 

ExpoVet – Feira de Negócios Pet e Vet do Conselho, de 7 a 9 de setembro. Informações ainda serão divulgadas. 

54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 24 a 28 de julho, em Foz do Iguaçu. Segundo lote de inscrições até 31 de março. 

2º Simpork – Simpósio Internacional de Produção e Sanidade de Suínos, de 5 a 7 de abril, na Unesp/Fcav – campus de Jaboticabal (SP). Inscrições abertas. 

27º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2017), de 22 a 24 de maio, em Santos (SP). Inscrições abertas. 

Nutrição

nutrição

Nutrição

24º Congresso Brasileiro de Nutrição, de 26 a 29 de outubro, Porto Alegre. Inscrições abertas.

2º Simpósio Internacional de Terapia Nutricional, de 29 de março a 1º de abril, em São Paulo. Inscrições até 22 de março.

7º Congresso Ibero-americano de Nutrição de 28 a 30 de setembro, em  Cusco (Peru). Inscrições até 31 de março.

22º Congresso Brasileiro de Nutrição Parental e Enteral, de 22 a 25 de outubro, em Salvador. Inscrições abertas. 

Mega-evento Nutrição 2017 – em conjunto com 18º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, 13º Fórum Nacional de Nutrição e outros, de 24 a 26 de agosto, em São Paulo 

6º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva, nos dias 6 e 7 de outubro, em São Paulo. Inscrições ainda não disponíveis. 

Odontologia

Odontologia

Odontologia

13º Congresso Internacional de Odontologia de Minas Gerais, de 6 a 8 de abril, em Belo Horizonte. Inscrições até 8 de abril.

Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, de 13 a 16 de setembro. Inscrições ainda não disponíveis.

26º Congresso Brasileiro de Odontopediatria – 1º a 3 de junho, em Gramado (RS). Inscrições até 3 de junho.

11° Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia, de 11 a 14 de outubro, em Belém. Primeiro lote de inscrições até 28 de abril.

22º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, de 14 a 17 de junho, em Recife. Inscrições até 17 de junho.

15º Congresso Internacional da Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial, de 18 a 20 de maio, em Curitiba. Inscrições abertas até maio.

27º Congresso Brasileiro de Periodontologia, de 19 a 22 de abril, em São Paulo. Terceiro lote de inscrições até 20 de fevereiro. 

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.