A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 518  vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),  em seus nove cursos na área de sociais aplicadas, nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. As vagas são ofertados na modalidade de bacharelado, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.

No total a UFJF vai oferecer 1.835 vagas em 57 opções de cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, no Sisu 2017. Conheça mais sobre os cursos que a Universidade oferece nessa área, na lista abaixo.

A formação do acadêmico privilegia a ótica do desenvolvimento integral (Foto: Géssica Leine)

A formação do acadêmico privilegia a ótica do desenvolvimento integral (Foto: Géssica Leine)

Administração

Vagas: (28- integral e 28- noturno no campus Juiz de Fora e 34 no campus Governador Valadares)

As atividades do curso de Administração se dividem em aulas teóricas e práticas, pesquisas, seminários e grupos de estudo, visitas a vários setores ligados à área, como indústrias, comércios, serviços em geral e órgãos governamentais. A formação do acadêmico privilegia a ótica do desenvolvimento integral, que requer profissionais pessoalmente desenvolvidos, que se diferenciem pela criatividade, motivação, liderança, capacidade de análise crítica e habilidade para identificar e resolver problemas. Além disso, busca um relacionamento estreito entre o ensino e a pesquisa, de modo a assegurar a articulação entre a transmissão e a geração do conhecimento, objetivando a formação de especialistas e profissionais competentes e cidadãos aptos para a vida associativa numa sociedade que se caracteriza pela dinâmica de seus interesses, valores e ideias.

Pretende-se que o egresso tenha perfil generalista, humanista, científico e empreendedor (Foto: Géssica Leine)

Pretende-se que o egresso tenha perfil generalista, humanista, científico e empreendedor (Foto: Géssica Leine)

Arquitetura e Urbanismo

Vagas: 28 (somente no campus de Juiz de Fora)

Com cinco anos de duração, em período integral, o curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta o objetivo geral de formar arquitetos comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional, que propõem soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade. Em resposta às necessidades locais e regionais, pretende-se que o egresso tenha perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas espaciais tanto na escala do edifício como na escala da cidade, com uma visão global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais tanto dos indivíduos quanto da coletividade. Que seja apto a compreender os diversos aspectos que envolvem a preservação e a conservação do patrimônio material nacional, que respondam aos desafios provenientes das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhes possibilite adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e que sejam afeitos à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.

Curso reúne conhecimento técnico para atuar através de estágios e atividades de extensão (Foto: Géssica Leine)

Curso reúne conhecimento técnico para atuar através de estágios e atividades de extensão (Foto: Géssica Leine)

Ciências Contábeis

Vagas: (28 – integral e 28 – noturno no campus Juiz de Fora e 35 no campus Governador Valadares)

A formação do aluno, proposta no curso de Ciências Contábeis, busca preencher a demanda do mercado profissional e acadêmico com disciplinas de conteúdo  teórico e prático, que no decorrer do curso permitem ao aluno obter conhecimento técnico para atuar através de estágios e atividades de extensão, além de desenvolvimento de pesquisas teórico-empíricas que permitem estudar a realidade empresarial sob uma visão crítica, buscando soluções eficazes para os problemas vivenciados pelas empresas.

Curso busca formação do economista como cientista social, de caráter flexível, diversificado e conhecedor das premissas básicas da ciência econômica (Foto: Géssica Leine)

Curso busca formação do economista como cientista social, de caráter flexível, diversificado e conhecedor das premissas básicas da ciência econômica (Foto: Géssica Leine)

Ciências Econômicas

Vagas: (37 – integral e 37 – noturno no campus Juiz de Fora e 34 no campus Governador Valadares)

Um dos objetivos do curso de Ciências Econômicas é a formação do economista como cientista social, de caráter flexível, diversificado e conhecedor das premissas básicas da ciência econômica. Destaca-se a necessidade de conhecimento na manipulação do aparato quantitativo propiciado pela matemática, estatística e econometria, associadas ao uso da informática, privilegiando o respeito ao homem real, de forma a impedir que o mesmo seja tratado como uma mera abstração numérica ou um fator matematizado, disponível às práticas de laboratório. O profissional de economia está apto a atuar no planejamento, consultoria, e assessoria ligados à sua área. O economista avalia a empresa, planeja políticas empresariais, propõe modificações que viabilizem racionalização de custos e maximização dos lucros. Ele pode atuar em quase todos os setores da sociedade, tanto na esfera privada como na pública.

O curso conta com aulas teóricas e práticas, e com a realização de exercícios e atividades em casos reais (Foto: Géssica Leine)

O curso conta com aulas teóricas e práticas, e com a realização de exercícios e atividades em casos reais (Foto: Géssica Leine)

Direito

Vagas: (34 – integral e 34 – noturno no campus Juiz de Fora e 35 no campus Governador Valadares)

O curso conta com aulas teóricas e práticas, e com a realização de exercícios e atividades em casos reais. A estrutura do curso de Direito, permite o equilíbrio entre os conteúdos tradicionais e os modernos contornos e tendências das ciências jurídicas. São oferecidos, como atividades complementares de graduação, simpósios jurídicos, estágios extracurriculares, programas de monitoria e treinamento profissional, além de outros eventos acadêmicos e comunitários. Tem por objetivo formar profissionais qualificados a atuarem e influírem no mercado de trabalho, mediante efetiva interação entre o saber teórico-científico, de natureza interdisciplinar, e a validade prática.

Curso direciona seus esforços para o desenvolvimento da capacidade de interpretação da realidade humano-social e dos fenômenos relativos à sociedade (Foto: Caique Cahon)

Curso direciona seus esforços para o desenvolvimento da capacidade de interpretação da realidade humano-social e dos fenômenos relativos à sociedade (Foto: Caique Cahon)

Jornalismo

Vagas: 24 (somente no campus de Juiz de Fora)

Partindo do objetivo de buscar a excelência no ensino, o curso de Jornalismo direciona seus esforços para o desenvolvimento da capacidade de interpretação da realidade humano-social e dos fenômenos relativos à sociedade, bem como a capacitação para a análise científica de processos e atividades de comunicação, em seus aspectos sociais, culturais, políticos e éticos. Na formação profissionalizante, há o direcionamento para que o aluno desenvolva a capacidade expressiva e interpretativa, oral e escrita, com o ensino sobre os recursos técnicos empregados em processos e práticas de comunicação e domínio da linguagem correspondente aos principais meios técnicos e de produção, e ainda o desenvolvimento da capacidade expressiva através dos meios técnicos. As atividades do curso se dividem em aulas teóricas, práticas e seminários. A faculdade tem estúdios de TV e rádio, laboratórios de fotografia, além de uma redação, onde são desenvolvidos vários projetos. Oferece a oportunidade de atividades curriculares e extracurriculares ligadas ao campo profissional em que pretendem atuar.

(Foto: Caique Cahon)

Novo curso é integrado à Faculdade de Comunicação (Foto: Caique Cahon)

Rádio, TV e Internet (novo)

Vagas: 19 (somente no campus de Juiz de Fora)

Com a primeira abertura, foi implementado o novo curso de Rádio, TV e Internet, integrado à Faculdade de Comunicação. O Bacharel em Rádio, TV e Internet atua no planejamento, produção e gestão de conteúdos radiofônicos, televisivos e multimidiáticos. O curso passa a capacitar profissionais para atuarem em uma tradicional área do mercado de Juiz de Fora, podendo trabalhar no campo do audiovisual, da produção de conteúdos na região, além de poder atuar em diversos festivais de cinema, e em na plataforma web.

Faculdade de Serviço Social Foto Arquivo UFJF

Profissional atua sob duas perspectivas: a prestação de serviços e a ação educativa (Foto: Alexandre Dornelas)

Serviço Social

Vagas: 24 (somente no campus de Juiz de Fora)

As atividades acadêmicas se dividem em aulas teóricas, oficinas, laboratórios, seminários, com inserção nas modalidades de pesquisa, ensino e extensão. O curso de Serviço Social estrutura-se por meio de três núcleos fundamentais de conhecimentos, como os fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos, os da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e os do trabalho profissional. O assistente social é o profissional que, preferencialmente, é chamado a implementar políticas socioassistenciais no interior das organizações públicas governamentais e não-governamentais, das organizações privadas, operando sob duas perspectivas: a prestação de serviços e a ação educativa.

Turismo

Vagas: 31 (somente no campus de Juiz de Fora)

O curso de Turismo objetiva formar profissionais capazes de refletir sobre o fenômeno turístico e contribuir no planejamento e gestão de ações, estratégias e ferramentas concernentes ao turismo na esfera comercial e não comercial. O curso possui o enfoque em duas áreas, que podem ser cursadas de acordo com o interesse de cada aluno, com ênfase em Gestão de Organizações Turísticas e ênfase em Patrimônio e Planejamento de Destinos Turísticos. O graduado em Turismo deverá estar apto, entre outras atividades, a colaborar na elaboração de políticas de turismo municipais, estaduais e nacionais, além de elaborar o planejamento do espaço turístico e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo. Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento da atividade, levando em conta as influências de fatores sociais, culturais e econômicos e também coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo.