A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 260 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),  em seus seis cursos na área de ciências exatas, no campus de Juiz de Fora. As vagas são ofertados nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.

No total a UFJF vai oferecer 1.835 vagas em 57 opções de cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, no Sisu 2017. Conheça mais sobre os cursos que a Universidade oferece nessa área, na lista abaixo.

Ciências Exatas

Vagas: 171 (somente no campus Juiz de Fora)

Dividido em dois ciclos, o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas é a porta de entrada na área, possibilitando ao aluno ter duas graduação. O primeiro ciclo tem duração recomendada de seis semestres letivos, e após ter cursado o terceiro semestre, se o discente que já tiver concluído pelo menos 510 horas em disciplinas que integralizam a grade do curso, terá a opção de escolher a área de formação específica. Concluindo o primeiro ciclo, o estudante vincula-se automaticamente ao curso de segundo ciclo para o qual tenha optado. Com oito opções de escolhas para cursar o segundo ciclo, é possível fazer a escolha entre os cursos de ciência da computação, engenharia computacional, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, física, matemática e química. O bacharel em Ciências Exatas é um profissional que apresenta uma formação acadêmica interdisciplinar em nível superior, baseada em conceitos amplos e fundamentais, capacitado a enfrentar os problemas advindos de um intenso desenvolvimento tecnológico. Por ser diversificada, sua formação permite-lhe a adaptação à dinâmica científica e tecnológica, sem necessariamente ter uma especialização profissional.

(Foto: Géssica Leine)

Curso tem por objetivo formar profissionais com profunda fundamentação técnica e científica na área, aptos para a inserção em setores profissionais, acadêmicos e científicos (Foto: Géssica Leine)

Ciência da Computação

Vagas: 12 (somente no campus Juiz de Fora)

O curso de bacharelado em Ciência da Computação tem por objetivo formar profissionais com profunda fundamentação técnica e científica na área, aptos para a inserção em setores profissionais, acadêmicos e científicos, e que possam participar do desenvolvimento da sociedade brasileira e contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia. O perfil do profissional formado é o de um cientista de computação, com base interdisciplinar e tecnologicamente generalista, mas com possibilidade de especialização em alguma área de sua escolha, o que permite grande flexibilidade de atuação em várias áreas do conhecimento que requerem o domínio de técnicas computacionais.

Matemática

Vagas: 15 (somente no campus Juiz de Fora)

Visando formar profissionais com capacidade de expressar-se escrita e oralmente, com clareza e precisão, de compreender novas ideias e conceitos para a resolução de problemas e de instigar a produção de conhecimento por meio das teorias e técnicas, o curso de Matemática,  oferece a graduação em bacharelado e em licenciatura, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

O estatístico deve ser um profissional com bons conhecimentos teóricos sobre as ferramentas estatísticas (Foto: Géssica Leine)

O estatístico deve ser um profissional com bons conhecimentos teóricos sobre as ferramentas estatísticas (Foto: Géssica Leine)

Estatística

Vagas: 12 (somente no campus Juiz de Fora)

As atividades  do curso de Estatísticas e dividem em aulas teóricas e práticas em laboratórios, além do estágio curricular. O estatístico deve ser um profissional com bons conhecimentos teóricos sobre as ferramentas estatísticas, aliados à experiência na aplicação destas ferramentas na solução de problemas práticos que envolvam grandes quantidades de dados. Para isso, deve aliar uma base teórica de Matemática e Metodologia Científica à capacidade de utilizar recursos computacionais, para ser capaz de planejar experimentos, coletar dados, organizar e resumir estes dados, ajustar modelos, tirar conclusões e, não menos importante, apresentar, discutir e publicar os resultados.

Física

Vagas: 15 (somente no campus Juiz de Fora)

O curso possibilita a formação em bacharelado e em licenciatura em Física, na qual os estudantes terão a oportunidade de abordar, por meio de aulas teóricas e práticas, temas diversos como a origem do universo, a turbulência em líquidos, a medida do campo magnético da Terra, a aplicação de lasers à Biologia e a estrutura da matéria das partículas elementares aos sistemas complexos. O físico é um profissional com sólida formação básica, o que proporciona grande flexibilidade para atuar em muitas áreas do conhecimento humano. Essa formação torna o bacharel capaz de aplicar métodos matemáticos, computacionais e experimentais para a solução dos mais variados problemas, desde o comportamento dos átomos até modelos de análise do mercado financeiro. O licenciado em Física conta com formação básica similar à do bacharel, complementada com um módulo de disciplinas pedagógicas. O licenciado dedica-se preferencialmente à educação e à disseminação do conhecimento científico.

 

(Foto: Caique Cahon)

Estrutura curricular do curso contempla uma sólida formação na área de ciências exatas (Foto: Caique Cahon)

Química

Vagas: 35 (somente no campus Juiz de Fora)

A graduação em Química oferece  a oportunidade de se formar em bacharelado e em licenciatura. No curso de bacharelado, a estrutura curricular contempla uma sólida formação na área de ciências exatas, com disciplinas fundamentais das áreas de matemática e física que dão o suporte para o entendimento da concepção dos modelos que explicam leis e teorias das diversas áreas da química. Já para a licenciatura, que é ministrada em horário noturno,  contempla uma formação básica em matemática e física, necessárias para o entendimento de leis fundamentais e teorias nas diversas áreas da Química. As disciplinas de formação básica possuem enfoque diferenciado e, além delas, há as dedicadas à formação escolar que pretendem dar ao licenciado a visão de como a Química se interrelaciona com suas áreas afins. A formação pedagógica pretende que o futuro professor identifique aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional atual, bem como, reconheça o processo ensino-aprendizagem como um processo humano em construção.