Mateus Guimarães - Blog 365 filmes Foto Twin Alvarenga

Mateus Guimarães começou o blog em 2012 (Foto: Twin Alvarenga)

Assistir 365 filmes em um ano. Isso mesmo, um filme por dia, e contar, por meio de seu blog, suas impressões. Essa era a proposta do estudante do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mateus Guimarães. O aluno iniciou sua jornada em 2012, e depois disso não parou mais. Foi assim que a ideia da página Três Meia Cinco Filmes  surgiu.

A página, que já foi considerada uma das maiores entre as independentes de conteúdo de cinema, hoje aglutina blog, redes sociais e loja virtual, com produtos para aficionados por filmes. Com conteúdos pensados para divertir e, ao mesmo tempo informar, o blog passa a ser material de apoio para os aficionados por filmes e séries, que não contavam com um espaço crítico de análise, discussão, conversa e aprendizado.

O sucesso da página resultou na consolidação da marca, como uma empresa que produz conteúdo de qualidade e consegue rentabilidade, como explica a aluna da Faculdade de Comunicação, sócia e editora da Três Meia Cinco Filmes, Bruna Luz. “A 365 faz sucesso por conta da horizontalidade que ela tem. As pessoas se enxergam no conteúdo falado, mantendo, assim, um diálogo horizontal. Sempre tentamos fazer algo bem completo, com coisas que não encontramos com facilidade na internet. Algo diverso, que faça o público ficar satisfeito, afinal, sempre ouvimos muito nossos seguidores.”

Incentivo à produção independente

A atuação, porém, não se restringe ao ambiente virtual, uma vez que a equipe é presença garantida em festivais, realizando parcerias e promoções. A intenção é levar o universo dos filmes e o gosto pelo cinema para todos e, para isso, além das produções culturais a empresa busca atuar no Programa de Incentivo à produção independente brasileira.

Para o colaborador da página e também estudante da Faculdade de Comunicação, Gabriel Duarte, a participação no projeto é uma oportunidade de exercer o jornalismo, falando de um assunto de seu gosto: “Eu acho que todos gostam do que fazem, todos são apaixonados pelo cinema, pela página, e é um esforço pessoal para construí-la da maneira que queremos, com um grupo mais descontraído, gratificante profissionalmente”.

Bruna Luz - 365 Filmes Foto Twin Alvarenga

Bruna Luz: “A 365 faz sucesso por conta da horizontalidade que ela tem. As pessoas se enxergam no conteúdo falado, mantendo, assim, um diálogo horizontal” (Foto: Twin Alvarenga)

Ele ressalta, ainda, que sempre gostou de cinema e já conhecia a página. “Fui atraído pelo conteúdo, que sempre trouxe discussões legais, mas, apesar disso, não sabia que ela era de Juiz de Fora. Descobri isso dentro da faculdade e enxerguei uma oportunidade muito legal, que me ajudou a definir o que eu quero na carreira jornalística, mais voltada para o jornalismo cultural.”

Segundo Mateus Guimarães, a busca pelo blog refletiu a necessidade de uma diversificação de temas sobre o cinema. “O projeto, quando foi criado, tinha a intenção de ser pessoal, mas eu compartilharia minha experiência, fazendo um diálogo pós-filme com quem estivesse disposto. A partir disso percebi como a relação era horizontal, todos que me acompanhavam também poderiam fazer o que eu fazia. Nosso público cresceu junto com a página, e quando chegamos ao final do primeiro ano de projeto, tínhamos 13 mil seguidores.”

Lembrando de como tudo começou, o criador do Três Meia Cinco Filmes conta que era estagiário em uma empresa e já fazia o blog. “O  pessoal com o qual eu trabalhava viu potencial a ponto de investir na criação de uma loja. A Três Meia Cinco se preocupa em fazer produtos de filmes que as pessoas gostam muito, mas não encontram na internet. Quem gosta de cinema realmente olha e se apaixona. Outro fator de destaque é que quase todos os nossos fornecedores são de Juiz de Fora, estreitando laços com comerciantes da cidade, público-alvo e movimentando a cultura e a economia”, reitera Guimarães sobre a relação da página com Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 99128-3285 (Três Meia Cinco Filmes)

contato@365filmes.com.br