sfsfs

Durante o evento, foram traçadas metas para o combate às dificuldades encontradas pelas instituições de ensino superior e para o aumento do número de concluintes (Foto: Twin Alvarenga)

As professoras Helena Maria Sant’Ana Sampaio Andery, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), e Stela Maria Meneghel, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb-SC), foram as convidadas para a mesa de debates “Desafios da educação superior hoje”, nesta quinta, no segundo dia do Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação (SNGAE). A mesa contou ainda com a presença do professor Ângelo Brigato Ésther, da UFJF.

O debate resgatou temas como as políticas necessárias para a manutenção do crescimento do número de matrículas, a continuidade da política de inclusão e ampliação e o aprimoramento da permanência do estudante nas instituições de ensino superior.

“Para a permanência do estudante no ensino superior, é necessário o apoio pedagógico e estrutural, uma vez que o estudante deve poder se manter academicamente e financeiramente; entretanto, tais medidas são parte do que deve ser feito, exigindo também dos educadores uma mudança radical nos currículos e sistemas de ensino, já que o viés academicista presente no modelo de educação atual tem relação direta com os índices de evasão estudantil e com a manutenção da desigualdade no acesso à educação” destaca Helena Andery.

Durante o debate, foram traçadas metas para o combate às dificuldades encontradas no ensino superior, dentre elas a diminuição da evasão de alunos, o aprimoramento dos mecanismos de acesso ao ensino superior, o aumento do número de concluintes e o alargamento do conceito de qualidade nos processos de avaliação das instituições de ensino.

Segundo Stela Maria Meneghel, a mudança na maneira de encarar as dificuldades educacionais não podem ser impostas, devem surgir de acordo com as necessidades. “Nossos institutos de educação não são os mesmos de 30 anos atrás, temos um novo perfil de estudantes, um novo contexto de políticas afirmativas. Não acredito que a qualidade seja assimilada por meio de legislação, será algo que ocorrerá de ‘dentro pra fora’ no ensino superior e básico”.

Stela destacou também o perfil dos estudantes que cursam licenciaturas, por considerar este grupo de estudo extremamente representativo. “Os concluintes de licenciatura atualmente são grande parte da população que se forma nas academias, e apresentam um perfil de maior faixa etária, com maiores responsabilidades, maior diversidade e menor renda, um retrato da população que teve acesso ao ensino superior através dos programas de acesso, tendo sua vocação e seu estudo como sinônimos de ascensão social”.

As atividades acontecem até esta sexta-feira, 20, na Faculdade de Letras da UFJF.

Confira a programação completa no site do SNGAE

Outras informações:
(32) 4009-9326 – PPG em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP)