A coluna UFJF Oportunidades desta quinta-feira, 19, traz nova notícia da série “Programe-se” sobre os eventos científicos confirmados em 2017.

Desta vez, o foco são os congressos, simpósios e encontros da área de Ciências Humanas e de Artes. Prepare-se, envie artigos, seu curta ou painel e amplie conhecimentos, redes de contato e currículo.

Nas duas próximas quintas, serão divulgados os congressos das áreas de Saúde e Biológicas e de Ciências Exatas e Engenharias.

Na semana passada, foram listados os eventos confirmados dos cursos e programas de pós-graduação de Ciências Sociais Aplicadas.

Ciência da Religião
6º Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião, de 13 a 15 de setembro, na PUC – Goiás, em Goiânia. Propostas de comunicação até 10 de abril. 

1º Encontro Nacional do Centro de Estudos da História Cultural das Religiões, de 18 a 20 de abril, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Inscrições abertas.

Seminário de Ciência da Religião Aplicada, no dia 29 de março, na PUC – São Paulo, campus Perdizes. Submissão de trabalhos encerrada.

6º Colóquio Internacional IHU, nos dias 23 e 24 de maio, no Instituto Humanitas Unisinos, em Belo Horizonte. Inscrições abertas até 22 de maio.

16º Encontro Internacional de Centros de Cultura e 9º Congresso da América Latina de Ciência e Religião: Educação, Ciência e Religião, em Puebla (México), de 8 a 10 de fevereiro. Inscrições ainda abertas.

2º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, de 27 a 30 de maio, em Lisboa (Portugal). Envio de trabalhos até 28 de fevereiro.

Ciências Sociais
4º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Flacso 2017), de 17 a 19 de julho, na Universidade de Salamanca (Espanha).

18° Congresso Brasileiro de Sociologia, de 26 a 29 de julho, em Brasília. Envio de trabalhos até 18 de janeiro. Inscrições até 6 de março. Na véspera, haverá o Pré-Alas Brasil – Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia.

12ª Encontro Internacional de Política Social, de 5 a 8 de junho, em Vitória. Inscrições de trabalhos até 9 de março.

5º Encontro Internacional de Ciências Sociais, de 19 a 22 de junho, na Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul).

9º Congresso Latino-americano de Ciência Política (Alacip), de 26 a 28 de julho, em Montevidéu (Uruguai). Inscrições até 31 de maio. Envio de trabalhos encerrados. 

31º Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia, de 3 a 8 de dezembro de 2017, em Montevidéu (Uruguai). Inscrições abertas. Envio de trabalhos encerrado.  Submissão de painéis até 1º de junho. 

5º Fórum Brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política, de 4 a 7 de julho, em Teresina. 

Antropologia
1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII – “As Luzes do Brasil”, de 4 a 6 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP). Chamada de trabalhos até 15 de fevereiro.

2º Encontro de Estudos Brasileiros Para a Paz, de 20 a 22 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Chamada de trabalhos até 2 de abril.

5º Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia e 16º Congresso de Antropologia na Colômbia, de 6 a 9 de junho, em Bogotá. Envio de proposta de trabalhos até 31 de janeiro. 

Mo(U)vement, Casca/Iuaes 2017 – Congresso da Associação Internacional de Ciência Antropológia e Etnológica (Iuaes) e da Sociedade Canadense de Antropologia, de 2 a 7 de maio, em Ottawa (Canadá). Envio de trabalhos encerrado. Inscrições como ouvinte a partir de 9 de fevereiro. 

Filosofia

filosofia

Filosofia

9º Colóquio Internacional de Filosofia da Mente, de 26 a 28 de abril, em São João Del Rei. Inscrições para participação até 27 de abril e para submissão de trabalhos até 31 de janeiro.

Geografia

Geografia UFJF

Geografia

Congresso Pan-hispânico de Geografia, de 20 a 24 de junho, em Tunja/Paipa (Colômbia).

27ª Conferência Internacional de História da Cartografia, de 9 a 14 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte. Inscrições on-line até 28 de fevereiro.

8º Simpósio Internacional de Geografia Agrária (Singa) e 9º Simpósio Nacional de Geografia Agrária – de 1º a 5 de novembro, em Curitiba. Inscrições serão abertas em breve.

22º Encontro Nacional de Estudantes de Geografia – Eneg 2017, de 12 a 16 de abril, em São Gonçalo (RJ). Envio de trabalhos até 19 de fevereiro. 

12º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), de 12 a 15 outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

História

História_UFJF

História

9º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais (Copehe), de 9 a 12 de maio, na Universidade Federal de Uberlândia. Submissão de trabalhos até 6 de fevereiro.

ICHC 2017 – Conferência Internacional de História da Cartografia, de 9 a 14 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Inscrições antecipadas podem ser feitas on-line.

2º Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (Coneab), de  18 a 21 de setembro, na Universidade de Pernambuco – campus de Garanhuns. Inscrições serão abertas em fevereiro.

29º Simpósio Nacional de História, de 24 a 28 de julho, na Universidade de Brasília. Inscrições abertas. 

6º Encontro de Pesquisa em História, de 8 a 12 de maio, na UFMG. Inscrições abertas. 

ICHST 2017 – 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inscrições abertas. 

Letras – Libras

Letras Libras UFJF

Letras – Libras

Conali 2017 – Conferência Nacional de Libras – de 24 a 26 de abril, em Porto Alegre. Inscrições abertas.

Letras – Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano
26th Beta-Iatefl Annual International Conference, de 22 a 25 de junho, em Varna (Bulgária).

6º Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (Emep) – nos dias 4 e 5 de agosto, na Universidade Internacional da Flórida (EUA). Inscrições até 1º de fevereiro.

15º Encontro Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) – de  7 a 11 de agosto, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Linguística
10º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), de 7 a 10 de março, na Universidade Federal Fluminense – campus Gragoatá, em Niterói (Rio de Janeiro). Inscrições para ouvinte abertas até março.

18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada – 23 a 28 de julho, Rio de Janeiro, RJ. Inscrições antecipadas acontecem até 15 de fevereiro.

Sell – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, de 29 a 31 de maio, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG). Confira as datas de inscrição para cada modalidade no site.

Psicologia

Psicologia UFJF

Psicologia

2º Simpósio Internacional Mente-Cérebro, de 17 a 18 de março, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Inscrições até março, sujeitas a aumento da taxa.

8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, de 2 a 8 de maio, em Florianópolis. Inscrições abertas até o dia evento, sujeitas a aumento da taxa.

1º Congresso Mineiro de Gestalt-Terapia, nos dias 17 e 18 de março, na UFMG. Inscrições abertas. 

1º Simpósio Nacional de Psicologia e Compromisso Social, de 20 a 22 de março, na PUC-São Paulo. Envio de trabalhos até 15 de fevereiro.

11º Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, de 18 a 22 de abril, em Foz do Iguaçu. Inscrições abertas. 

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), de 30 de agosto a 2 de setembro, em Gramado (RS). 

3º Congresso Luso-brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais e 9º Congresso Latino-americano de Psicoterapia Existencial, de 10 a 12 de abril, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). 

26º Congresso Brasileiro de Psicanálise, de 1º a 4 de novembro, em Fortaleza. Inscrições abertas. 

Turismo

turismo

Turismo

37º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, de 10 a 14 de maio, em Natal. Mais informações em breve.

5º Congresso Unesco Unitwin Cultura, Turismo e Desenvolvimentode 18 a 22 de abril, na Universidade de Coimbra (Portugal). Inscrições abertas até março, sujeitas a aumento da taxa.

10º Congresso Brasileiro de Turismo Rural, de 27 a 29 de setembro, em Santa Maria (RS). Submissão de trabalhos a partir de 3 de fevereiro. 

Abeta Summit 2017 – 14º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Pré-inscrições abertas. 

Conferência Internacional – Patrimônio, Turismo e Hospitalidade, de 27 a 29 de setembro, em Pori (Finlândia). Envio de resumos até 20 de fevereiro. Inscrições a partir de 1º de março.

Interdisciplinar
1º Colóquio Internacional: Religiões ontem e hoje – Abordagens antropológicas e psicanalíticas, de 11 a 14 de abril, na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. Inscrições até a abertura do evento.

Artes e Design

artesedesign

Artes e Design

54ª Gift Fair e 20º Salão Internacional de Decoração, Artesanato e Design, de 12 a 15 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Graphica 2017: 12ª Conferência Internacional de Engenharia Gráfica para Artes e Design, de 26 a 28 de outubro, na Universidade Paulista (Unip) – campus Araçatuba (São Paulo).

Cinema e Audiovisual

Cinema e Audiovisual

Cinema e Audiovisual

20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 20 a 28 de janeiro

45º Festival de Gramado, de 18 a 26 de agosto, Gramado, RS

4º Congresso Internacional de História, Arte e Literatura no Cinema em Espanhol e Português, de 28 a 30 de junho, em Salamanca (Espanha). 

66º Festival Internacional de Cinema de Melbourne (Austrália). Inscrição abertas para envio de produções. 

Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, de 21 de junho a 2 de julho. Submissão de produções abertas. 

É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, entre os dias 20 e 30 de abril, em São Paulo. Inscrição encerrada para envio de produções. 

Moda

Moda UFJF

Moda

13º Colóquio de Moda, de 11 a 15 de outubro, em Bauru (São Paulo). Mais informações em breve.

7o Seminário Moda Documenta & 4o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, de 29 a 31 de maio, em São Paulo. Submissões de trabalhos até 15 de março.

Minas Trend Moda – Primavera 2017 Verão 2018, de 4 a 7 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte 

Música

Música UFJF

Música

5º Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, de 5 a 8 de junho, São João Del Rei (MG). Chamada de trabalhos até 19 de fevereiro.

23º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação em Música (23º Abem), de 16 a 20 de outubro, em Manaus. Prazos de inscrição e envio de trabalhos ainda serão divulgados. 

Leia mais:
Programe-se: 25 eventos científicos em 2017 para participar e turbinar o currículo Lattes

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor da UFJF? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.