(Foto: Caíque Cahon)

Só poderá ser efetuada a inscrição caso o projeto já esteja aprovado e com financiamento da Fapemig em vigor pelo menos até agosto de 2017 (Foto: Caíque Cahon)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) encerra na próxima segunda-feira, 23, o prazo de inscrição para seleção de orientadores e projetos do XIX Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Probic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba “Propesq”, e a documentação deverá ser anexada em arquivo PDF no mesmo sistema. Só poderá ser efetuada a inscrição caso o projeto já esteja aprovado e com financiamento da Fapemig em vigor, pelo menos até agosto de 2017. A listagem completa dos documentos necessários, pode ser encontrada no edital.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica atinge um resultado importante na UFJF. “As pesquisas são formas essenciais de recrutar os alunos da graduação e envolvê-los nos projetos, tendo um contato maior com o assunto, acompanhados  de pesquisadores da nossa Universidade. Este trabalho resulta como papel fundamental na graduação dos alunos, por conta do reflexo na melhoria dos estudos e capacitando-os para trabalhos científicos melhores, tendo também um ganho para os docentes, para a instituição e para os cursos de graduação”, destaca.

Cada orientador poderá pleitear no máximo duas bolsas para alunos. No caso da aprovação de dois projetos do mesmo orientador, cada projeto terá direito a apenas uma bolsa para aluno. Ao todo são 120 bolsas no valor de R$ 400 para alunos dos projetos aprovados na seleção. A vigência das bolsas é de um ano, a partir do mês de março. A Fapemig manteve a mesma quantidade de bolsas do ano anterior, auxiliando a participação das pesquisas dentro da Universidade.

Edital de Bolsas de Iniciação Científica

Outras informações:
2102-3784 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa)