Duas das principais fundações responsáveis por serviços de intercâmbio internacional – o Instituto Sueco de Bolsas de Estudo e a Fundação Carolina, na Espanha – já abriram editais com oferta de bolsas. Somente as universidades dos dois países somam 741 vagas.

Há ainda oportunidades, em todas as áreas acadêmicas, em instituições do Reino Unido, da Itália e da Alemanha, totalizando pelo menos 771 bolsas ou descontos em mensalidades.

Podem se candidatar alunos de graduação, interessados em cursar MBA, mestrado e doutorado ou em fazer estágio pós-doutorado e pesquisa de curta duração. Professores brasileiros também podem se inscrever no programa de mobilidade acadêmica espanhol.

O valores de auxílio variam conforme a universidade e país. Na Espanha, uma das bolsas de doutorado oferece 1.200 euros para pagamento de mensalidade, matrícula gratuita, três passagens áreas de ida e volta e seguro médico. Conheça as oportunidades:

30 opções no Reino Unido

universidade de glasgow

Universidade de Glasgow, na Escócia, possui programa de gratuidade no primeiro ano de curso

Tipo: graduação, mestrado e doutorado; para graduação, é necessário fazer o curso completo, com quatro a cinco anos de duração.
Quantidade: 30
Valor: as bolsas ou os descontos variam de 2 mil a 20 mil libras
Inscrições: varia conforme a universidade
Informações: ebook LoveUK (pdf)

335 bolsas para mestrado na Suécia

Universidade de Estocolmo

Universidade de Estocolmo está entre as instituições que receberão alunos estrangeiros

Tipo: mestrado
Área: várias áreas, desde programas que abordam nutrição e turismo a estudos sobre holocausto e meteorologia. Acesse a lista de mestrados (pdf).
Quantidade: 335
Valor: inclui anuidade, seguro-saúde e 9 mil coroas suecas mensais (cerca de 940 euros) para despesas no país.
Inscrições: já terminam na próxima segunda-feira, 16
Informações: Instituto Sueco de Bolsas de Estudo e Estudar Fora

406 bolsas na Espanha para países ibero-americanos

Praça_Madri_Espanha_Foto_Raul_Mourão

Espanha recebe inscrições de alunos e professores intercambistas até 6 de abril

Tipo: mestrado e MBA (271 vagas), doutorado e pós-doutorado (70), mobilidade de professores brasileiros (27), estágio em empresas (4), estudos institucionais (34)
Área: várias áreas
Valor: Varia conforme a universidade. Há oportunidades com bolsa mensal de 1.200 euros, matrícula, três passagens áreas de ida e volta e seguro médico.
Inscrições: até 6 de abril
Informações: Fundação Carolina e Programa de Bolsas 2017-2018

3 bolsas de graduação ou mestrado em Veneza

veneza_italia_foto_raul_mourao

Vagas em Veneza são para a mais antiga escola de negócios italiana, a Universidade Ca’Foscari

Tipo: graduação ou mestrado
Área: várias áreas, como relações internacionais, meio ambiente e finanças
Quantidade: 3
Instituição: Universidade Ca’Foscari, em Veneza – a primeira escola de negócios da Itália, fundada em 1868.
Inscrições: até 1º de fevereiro
Informações: Estudar Fora

Mestrado e doutorado na Alemanha

Muro de Berlim Alemanha _ foto Raul Mourao

Trecho remanescente do Muro de Berlim: Alemanha está com inscrições abertas para receber pesquisadores

Tipo: mestrado e doutorado
Área: políticas públicas (direito, ciências sociais, economia, administração, relações internacionais e áreas afins), artes cênicas (teatro e dança), artes plásticas, arquitetura, design, cinema, música e comunicação visual
Valor: 750 euros mensalmente
Inscrições: serão abertas no primeiro semestre de 2017, mas já há orientações parciais
Informações: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad)

Pesquisa de curta duração na Alemanha
Tipo: apoio a pesquisa durante um a três meses
Área: todas as áreas
Público-alvo: professores universitários e pesquisadores com doutorado completo que trabalhem em universidade ou instituto de pesquisa
Valor: 2 mil a 2.150 euros, seguro-saúde e outros pagamentos
Inscrições: até 1º de abril para cursos entre 1º de setembro e 31 de agosto do ano seguinte
Informações: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad)

Fundação Estudar
Tipo: graduação, especialização, mestrado
Área: todas as áreas
Público-alvo: jovens até 34 anos de todos os cursos que já atuam ou desejam atuar nas áreas empresarial, de empreendedorismo, terceiro setor, governo ou acadêmica/científica.
Valor: não divulgado, mas de acordo com a Fundação, “o valor é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, condição familiar, profissional e socioeconômica, e a duração e local do curso”.
Inscrições: aberto o período para cadastramento de interessados
Informações: Fundação Estudar

Veja mais bolsas previstas para 2017