A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá um novo diretor a partir desta quinta-feira, 12. Uma solenidade às 18h, na unidade, dará posse ao professor Jeferson Macedo Vianna, que substitui o atual diretor Maurício Bara, há quatro anos no cargo. Entre as prioridades do novo gestor, além da continuidade às boas ações desenvolvidas nas gestões anteriores, está o término das obras do Ginásio Poliesportivo e do prédio, já em construção, para os laboratórios de avaliação e atividades desportivas.

Nosso objetivo é que estes espaços sejam bem ocupados, com as disciplinas, projetos de extensão e o trabalho de pós-graduação da Faefid. Outra preocupação é repensar o currículo dos cursos de graduação e licenciatura para ajustar com o mercado de trabalho, assim, nossos alunos se formarão cada vez mais capacitados. É importante também desenvolver mais trabalhos de extensão e pesquisa, alinhando a formação de nossos alunos, além de fortalecer nossa linha do Programa de Pós-graduação”, acrescenta.

O professor também ressalta que assumir a direção da Faculdade não é apenas um cargo, mas que também é saber enfrentar as dificuldades deste trabalho. Ele destaca o amplo espaço físico e a necessidade constante das manutenções devidas. “São ações importantes para que possamos servir sempre melhor. Além disso, queremos aumentar a abertura de nossa faculdade para que a comunidade possa aproveitar mais esses espaços, e também poder sediar grandes eventos esportivos na cidade, por conta da nossa estrutura. Daremos o nosso melhor para que, nestes quatro anos, possamos trabalhar em parceria com nossos professores, técnicos-administrativos e alunos”, conclui o professor.

Jeferson Macedo Vianna tem graduação em Licenciatura em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento desportivo, artes marciais e personal training, atuando principalmente nos seguintes temas: rendimento esportivo, atividade física, treinamento de força, avaliação funcional, ginástica de academia e fisiologia do exercício e atua como membro da Academia Brasileira de Treinadores – COB.

Antigo diretor faz balanço

À frente da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelos últimos quatro anos, o diretor, Maurício Bara, realizou um balanço de sua gestão e apontou alguns trabalhos que se destacaram durante o seu período na direção da Faefid.

(Foto: Caique Cahon)

Complexo esportivo foi inaugurado quando Bara era vice-diretor da Faefid (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Atuando como vice-diretor durante a gestão da professora Edna Ribeiro, entre os anos de 2008 e 2012, Bara destaca que todo o trabalho realizado em sua gestão foi a continuidade de um projeto amplo pensado para a Faefid durante esse período. Com a inauguração do complexo esportivo da Faculdade em 2010, novos horizontes se abriram, já que foi possível realizar uma integração da Faefid com a comunidade interna da UFJF, por meio das associações atléticas, e com a comunidade externa, com a ampliação dos projetos de extensão que passaram a oferecer diversos serviços.

“Tudo que eu fui capaz de realizar durante meus quatro anos de gestão só foi possível graças ao trabalho daqueles que me antecederam. Trata-se da continuidade de um processo de ampliação e de mudança que vinha acontecendo na Faefid há um tempo. A inauguração do complexo esportivo permitiu que nós tivéssemos a estrutura para realizar diversos projetos que antes eram inviáveis pela questão física”, explica Bara.

Segundo Bara, com cerca de 90% dos eventos esportivos da cidade de Juiz de Fora acontecendo, de alguma forma, vinculados à Faculdade de Educação Física, a expansão estrutural da Faefid permitiu um avanço significativo para o ensino, pesquisa e extensão na unidade. Professores tiveram avanços na forma de ensinar os alunos, que passaram a ter contato maior com diversas modalidades e atividades de extensão.

“Foi algo que começou durante o mandato da professora Edna e se expandiu durante a minha gestão. Os professores entenderam e colaboraram no processo de abertura e de transformação da Faefid em um espaço que é referência para o esporte na formação de profissionais da área e na descoberta de talentos do esporte.”

Direção

Assumindo o cargo de diretor da Faefid em 2012, Maurício Bara executou projetos em diversas áreas durante a sua gestão. Entre os avanços de destaque estão a consolidação dos projetos esportivos realizados na Faculdade, como: o Centro Regional de Atletismo (CRIA), a Escola de Formação de Futebolistas e o JF Vôlei.

“A consolidação desses projetos fez com que a Faefid se tornasse uma referência nacional na formação de esportistas, o que despertou a atenção de dirigentes e permitiu a realização de um dos momentos mais importantes já vivenciados na Universidade, que foi a vinda das delegações olímpicas em 2016”.

Atletas_Canada_UFJF_treinos_Foto_Guilherme_Leite_UFJF

Faefid recebeu atletas olímpicos e paralímpicos em 2016 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Recebendo 159 atletas e 144 integrantes da equipe técnica de nove países, a UFJF tornou-se, durante 34 dias, o centro de treinamento para os competidores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Por participar das negociações para a vinda dessas delegações, Bara aponta esse período como o mais marcante já vivenciado na história da Faefid.

“Os atletas e profissionais que passaram na Faefid durante esse período deixaram um legado enorme de conhecimento e motivação para alunos, professores e visitantes. Foram dias intensos que permitiram uma experiência única para quem pode vivenciar”, considera.

Além do destaque para os projetos de extensão que se expandiram durante a sua gestão, foi também durante este período que avanços significativos foram realizados na área do ensino e pesquisa, como: a implementação do curso de Educação Física no campus de Governador Valadares e o início do programa de doutorado da Faefid em Juiz de Fora, em 2015.

“Foi um trabalho intenso durante esses quatro anos que renderam muitos frutos para a nossa Faculdade. Se é possível resumir um objetivo durante a nossa gestão à frente da Faefid durante esse período é a busca incessante pela qualidade nas mais diversas áreas, sem distinção nenhuma entre os diversos setores envolvidos nessas decisões.”

Nova gestão

Deixando o cargo de direção, Bara afirma que esse período foi de grande aprendizagem pessoal e profissional. Com a sensação de dever cumprido durante os processos que geriu durante esses quatro anos, o professor afirma que agora é o momento para buscar novos desafios e projetos. “Se é possível fazer uma alusão com o esporte, eu saio de campo com a sensação de que eu fiz o meu melhor jogo.”

Com projetos ainda em andamento, como as obras de dois novos complexos esportivos para a Faculdade, o diretor comenta que ele está saindo do cargo, mas está a inteira disposição para ajudar o seu sucessor, Jeferson Macedo. “O Jeferson foi o meu primeiro professor na Faefid e eu tenho um imenso carinho por ele. O meu desejo é de sucesso durante o seu mandato e eu já me coloquei à disposição para ajudar no que for preciso.” Quem assume a vice-direção da Faefid a partir desta quinta é o professor Daniel Martinez.