Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo são 12 vagas, divididas entre duas linhas de pesquisa: sete para Mecânica das Estruturas e cinco para Materiais e Componentes de Construção. Podem se inscrever candidatos graduados em cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Computacional, de Materiais e Aeronáutica. Serão aceitas as inscrições feitas pelos Correios com data de postagem até 26 de janeiro. As aulas começam no primeiro semestre letivo de 2017.

A área de concentração do Mestrado é em Estruturas e Materiais, sendo focado o estudo, a pesquisa e a aplicação do comportamento mecânico das estruturas e das propriedades dos materiais de engenharia. Os pesquisadores poderão estudar materiais convencionais, como concreto e aço, e novos, projetados para desempenhar funções específicas, além de solos e pavimentos.

“Os futuros alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e trabalhar outros temas mais específicos. Na linha Mecânica das Estruturas, serão desenvolvidos conceitos mais avançados, como plasticidade e mecânica dos sólidos. Na linha Materiais e Componentes de Construção, pretendemos perseguir o conceito da sustentabilidade, como o uso de novos materiais, compostos, aplicações na construção e aproveitamento de resíduos, por exemplo”, esclarece o coordenador do PEC, Alexandre Abrahão Cury.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise de currículo, avaliações de conteúdo, com provas específicas para cada linha de pesquisa e de língua inglesa, e entrevista. Os desempenhos dos candidatos serão pontuados de 0 a 100 em cada uma das fases, sendo as duas primeiras eliminatórias e a última classificatória. Os detalhes do processo podem ser conferidos no edital.

O resultado da primeira etapa sai no dia 9 de fevereiro. As provas ocorrem no dia 16 do mesmo mês e as entrevistas no dia 22. O resultado final será publicado na página do PEC na internet, no dia 3 de março.

O mestrado em Engenharia Civil da UFJF foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) no dia 21 de outubro de 2016 e inicia, em 2017, sua primeira turma.

Outras informações:
Edital PEC UFJF Nº 01/2016
(32) 2102-3401/3402 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC)