telefones celulares radiação metabolismo energético

Cíntia Rezende mostrou que a radiação não altera os hormônios analisados relacionados ao metabolismo energético (foto: Clara Downey/UFJF)

A mestranda Cíntia de Oliveira Rezende, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Imunologia e DIP/Genética e Biotecnologia, defendeu, nesta segunda-feira, 19, a dissertação “Efeito da exposição materna à radiação eletromagnética emitida por aparelho de telefonia móvel, sobre o sistema endócrino da prole adulta de ratos Wistar (Rattus norvegicus BERKENHOUT, 1769).”

“A escolha do tema se deu por conta do nosso grupo de estudo do Laboratório de Biologia Celular e Molecular da UFJF já desenvolver trabalhos com a radiação emitida por celulares e já havia sido encontrado um efeito programador no sistema reprodutivo. Pouco se sabe ainda sobre o efeito programador desse tipo de radiação no metabolismo energético. Mas tem sido mostrado que a radiação é capaz de afetar as células da tireoide, aumentando a apoptose e levando ao hipotireoidismo, o que de certa forma também poderia influenciar no metabolismo Meu trabalho veio como continuação do anterior”, explica a mestranda.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e dividida em levantamento bibliográfico e  parte prática. Segundo Cíntia, a etapa em laboratório contou com ratas prenhas que foram expostas à radiofrequência emitida por telefones celulares (1,8 GHz) durante o período gestacional. “Ao atingir a idade adulta, a prole foi analisada para os possíveis efeitos programadores no metabolismo energético desses animais através da dosagem de hormônios tireoidianos: Hormônio Estimulante da Tireóide (TSH), Triiodotironina (T3) e Tetraiodotironina (T4) e hormônios relacionados ao metabolismo como: insulina, adiponectina e leptina. Não foram encontradas diferenças significativas nos hormônios analisados nem na prole adulta de fêmeas e nem de machos, sugerindo, assim, que, no modelo estudado, a radiação não altera os hormônios analisados relacionados ao metabolismo energético”, esclarece.

Para o professor convidado Herbert Rodrigues Goulart, o estudo, além de ser importante para pesquisadores da área, interessa à sociedade geral, pois trabalha uma questão  de saúde. “Essa pesquisa tem interesse principalmente por ser um assunto complexo, trabalhar com a questão hormonal é delicado. Por outro lado, é específica, uma vez que  que todos sabem que o uso do celular faz mal, mas são sabem onde afeta e esse trabalho aponta os resultados de uma maneira simples.”

Contato:

Cíntia de Oliveira Rezende (mestranda)
bio.rezende88@yahoo.com.br

Banca examinadora:

Raúl Marcel González Garcia – (UFJF – orientador)
Tatianne Rosa dos Santos  – (UERJ)
Herbert Rodrigues Goulart –  (Centro universitário Estácio de Juiz de Fora)

Outras informações: (32) 2102-3220 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Imunologia e DIP/Genética e Biotecnologia