otimização rede elétrica

Antônio Candiá Júnior destacou a importância da confiabilidade maior do sistema (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A otimização dos sistemas de distribuição elétrica e o trabalho para minimizar danos com possíveis falhas sustentam o tema da pesquisa de mestrado do acadêmico Antônio Candiá Júnior, aluno do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A dissertação “Alocação Ótima de Dispositivos de Manobra e Proteção para Planejamentos de Sistemas de Distribuição” foi defendida nesta segunda-feira, 19.

Para o professor orientador, Leonardo Willer de Oliveira, a pesquisa oferece boas perspectivas de aperfeiçoar a distribuição de energia, em especial pelo atual cenário mais rigoroso imposto pelas reguladoras, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): “As distribuidoras enfrentam cada vez restrições mais severas das instituições reguladoras. Dentre elas, estão a mínima interrupção, acompanhadas de as que ocorram sejam pelo mínimo tempo, e com a menor frequência.”

Segundo Oliveira, pesquisas como esta podem auxiliar na melhora do sistema de distribuição de energia em diversos aspectos: “minimizando as interrupções e otimizando os sistemas, podemos manobrar circuitos e, com os dispositivos de progressão, pode-se retirar as sessões defeituosas. Quando se determinam as posições ótimas, também se sabe onde as proteções devem ser instaladas.” O professor cita, ainda, a possibilidade de que, a partir de um conhecimento aprofundado das redes de distribuição, se possa, por exemplo, isolar trechos defeituosos, minimizando, assim, as interrupções no restante da rede.

O mestrando Antônio Candiá Júnior também vê possibilidades de se aprimorar a distribuição de energia por meio da pesquisa, o que ele qualifica como “confiabilidade maior do sistema.” Segundo Candiá Júnior, durante a dissertação, “houve melhorias significativas com menos casos de interrupções de sistema.” Os resultados foram analisados a partir de sistemas artificiais, no entanto, o mestrando vislumbra a ampliação dos processos: “é possível aplicar em trabalhos futuros para redes maiores, como a da Cemig, por exemplo.”

Banca Examinadora:

Leonardo Willer de Oliveira – (UFJF – Orientador)
Bruno Henrique Dias – (UFJF – co-orientador)
Leandro Ramos de Araújo (UFJF)
Marcus Theodor Schilling (da Universidade Federal Fluminense – UFF)

Outras informações: (32) 2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF