Prêmio foi recebido durante a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela ONU (Foto: Albert Russel)

O 4º Concurso de Boas Práticas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) reconheceu 14 práticas desenvolvidas em diversas instituições nacionais — dentre elas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A premiação ocorreu no dia 9 de dezembro, em Brasília, durante a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Representada por seu auditor-geral, Enio Henrique Teixeira, a Universidade recebeu o prêmio pelo desenvolvimento do Programa de Monitoramento do Plano Anual das Atividades de Auditoria Interna (PAINT), na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas. O sistema utilizado pela equipe de auditores permite que os planos de atividades desenvolvidos anualmente sejam cumpridos, realizando também uma avaliação de desempenho e possibilitando que medidas sejam adotadas para manter o controle de cada etapa. “Ele oferece subsídios para avaliarmos o que foi realizado, a situação presente e lança olhos para o futuro: o que precisa ser feito para assegurar que os bons resultados continuem”, comenta Enio.

Para a UFJF, o prêmio não só permite o reconhecimento da instituição, como também a externalização do programa. “A ideia é que essas práticas sejam disseminadas para outras instituições, uma vez que o órgão de controle reconheceu que é uma prática de nível nacional”, explica o auditor-geral. O próximo passo para a equipe responsável pela auditoria na UFJF é preparar um manual de instruções que poderá auxiliar outras instituições quando as mesmas solicitarem, para que as práticas sejam desenvolvidas por elas da forma mais eficiente possível.