exposição Presépios 1 Madeira_Angola_Foto Franciane Lúcia

A peça, vinda de Angola, foi criada em madeira nobre e apresenta corpos longilíneos e feições que se assemelham às características físicas do povo africano (Foto: Franciane Lúcia)

A tradicional exposição “Presépios” já pode ser visitada no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF. Em sua 28ª edição, reúne presépios confeccionados em técnicas e materiais diversos, oriundos de vários países, e ficará aberta até até 20 de janeiro, com visitações de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada é franca.

Os presépios retratam o nascimento do Menino Jesus numa humilde manjedoura, em Belém, e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. Iniciado por São Francisco de Assis, em 1223, a montagem de presépios tornou-se um ritual de fé e devoção ganhando espaço nos lares, nas igrejas e nas decorações natalina de centros comerciais.    

A exposição reúne cem peças oriundas de diversas regiões do Brasil e de outros países como Chile, Itália, Portugal, Cracóvia e Colômbia. Há peças confeccionadas em cerâmica, semente, bolas de gude, conchas, madeira, vidro, entre outros. Alguns artistas utilizaram materiais bem inusitados para produzir seus trabalhos como, por exemplo, o presépio indígena, do Equador, feito com massa de pão, e o presépio esculpido em rocha vulcânica, da Ilha Murano, na Itália.  

Exposição Presépios 2 Madeira_Cracóvia Polônia_Foto Franciane Lúcia

Também confeccionado em madeira, a peça veio da Cracóvia, na Polônia (Foto: Franciane Lúcia)

Em cada peça, percebe-se uma riqueza de detalhes e traços que evidenciam o trabalho de artesãos brasileiros e estrangeiros sobre a mesma temática. O destaque desse ano é um presépio oriundo de Angola, entalhado em madeira nobre com tonalidade escura, e no qual os personagens apresentam corpos longilíneos e feições que se assemelham com características físicas do povo africano.

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.

Contando com mais de três mil peças, o museu oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial às cerâmicas portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)