Ocorrem neste domingo, 11, e nesta segunda-feira, 12, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), que nesta edição teve 26.022 candidatos, 2.130 a mais que no certame passado. Em 2016, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferta 1.439 vagas aos 4.703 candidatos ao Módulo III. O Módulo I do programa recebeu 13.334 inscritos, enquanto o Módulo II, 7.985. Nos dois dias, os exames começam às 13h e terminam às 17h30.

As provas serão realizadas em cinco cidades: Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ). Em Juiz de Fora, 18.572 farão provas em 15 locais, sendo 13 fora dos domínios da UFJF. Os outros dois locais são o campus e as faculdades de Medicina e de Fisioterapia, na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU).

Transporte e trânsito

Devido ao grande volume de candidatos que farão provas no campus, é esperado que o trânsito aumente nos dois dias de PISM. De forma preventiva, a UFJF e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) elaboraram planos de mobilidade urbana dentro e fora da Cidade Universitária, a fim de otimizar a chegada aos locais de prova. A orientação geral é que os candidatos escolham o transporte coletivo em vez dos carros de passeio, a fim de evitar congestionamentos.

As linhas 545 (Universidade) e 555 (Universidade) contarão com incremento nos números de veículos e de horários. Serão 15 ônibus da linha 545, que dá acesso à UFJF pelo pórtico sul (avenida Presidente Itamar Franco), sendo que 13 começarão a circular a partir das 10h30. A linha 555, que chega ao campus pelo pórtico norte (bairro São Pedro), terá sete carros, sendo cinco circulando a partir das 10h30. Bolsistas da Universidade estarão dentro dos ônibus 545 e 555, indicando quais paradas estão mais próximas de cada unidade onde haverá provas.

As duas linhas percorrerão todo o campus, passando pelas partes altas, como as faculdades de Odontologia, Farmácia e Enfermagem e a Faculdade de Engenharia, até 12h. Porém, unidades como Faculdade de Letras, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Artes e Design e faculdades de Arquitetura e Engenharia são mais rapidamente acessadas pelo pórtico norte. Unidades como as faculdades de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Economia, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação, Educação, Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis e Direito são atendidas com mais agilidade pelos ônibus que entram no campus pela avenida Presidente Itamar Franco.

A linha 755 (Zona Norte/UFJF) também contará com atendimento extra, saindo às 10h30 do bairro Santa Lúcia. A linha 190 (Zona Sul/UFJF/CAS/HU) sairá do bairro Sagrado Coração às 11h10. Os detalhes dos trajetos de todos os ônibus que atenderão à UFJF podem ser conferidos aqui.

As faculdades de Medicina e de Fisioterapia ficam fora do campus da UFJF, na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário e são atendidas pelas linhas 190, 510, 511, 512, 515, 537, 539, 590 e 755.

Todos os candidatos estão convidados a visitar o campus da UFJF neste sábado, 10, a fim de identificar, com antecedência as salas das faculdades e dos institutos onde ocorrerão as provas. Desde sábado até a segunda-feira, 12, equipes da Universidade estarão percorrendo o campus, dando informações sobre como encontrar os locais de exame. A Central de Atendimento da UFJF funcionará em regime de plantão, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 8h às 18h, auxiliando os candidatos e recebendo encaminhamentos para a Comissão Permanente de Seleção (Copese). Até o sábado, 10, será possível imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição na Central de Atendimento.

Fora do campus

Os locais de prova fora da UFJF foram escolhidos por estarem em uma distribuição geográfica estratégica, a fim de facilitar a mobilidade urbana. Um dos locais que irão receber grande número de candidatos é o campus juiz-forano do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no bairro Fábrica. A lista de endereços e linhas de ônibus que levam a cada um dos locais de prova pode ser conferida neste link. Outras informações sobre horários de ônibus e itinerários estão disponíveis no site da PJF, no site da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Juiz de Fora (Astransp) e em aplicativos para smartphone como o Citta Mobi e Busão JF.

Quais provas em quais dias

Candidatos aos módulos I e II fazem provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Química, Matemática e Geografia no dia 11; e de Literaturas, Biologia, Física e História no dia 12. Candidatos ao Módulo III fazem provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática no dia 11; e de Física, Química, Geografia e História no dia 12. As provas discursivas do Módulo III são de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato, conforme o edital.

Provas começam às 13h

As provas dos módulos I, II e III terão duração máxima de 4h30, começando às 13h. Nos locais de prova onde existirem portões, eles serão fechados impreterivelmente às 13h. Os candidatos só poderão deixar as salas 1h30 depois do início do exame. Candidatos que solicitaram atendimento especial como dilação de tempo (tempo adicional) terão uma hora a mais para terminarem a prova.

Os inscritos no PISM que não comparecerem a algum dos dias de provas estão automaticamente eliminados do certame. Aqueles que disputarem o Módulo III e obtiverem nota zero em qualquer um dos conteúdos também serão excluídos do processo seletivo.

Pode e não pode dentro da sala

Dentro de sala de prova, o candidato poderá portar apenas o Comprovante Definitivo de Inscrição, documentos de identidade, caneta azul ou preta de corpo transparente, lápis, borracha sem protetor e régua transparente, sendo todos os objetos levados pelo próprio candidato. São permitidos também medicamentos, alimentos de pequeno porte e água em garrafa transparente, sem rótulo.

Não é permitida a utilização de óculos escuros, artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira ou gorro, lapiseira, livros, manuais, impressos em geral, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, assim como armas de qualquer espécie. Os telefones celulares dos candidatos deverão ser desligados e guardados, em embalagem própria fornecida pelo fiscal de sala. Os candidatos com cabelos compridos deverão mantê-los presos durante a prova, deixando as orelhas à vista.

Não é permitido aos candidatos levar cadernos de provas ou cartões de resposta para casa. As respostas das questões objetivas poderão ser anotadas, para conferência com o gabarito, em espaço indicado na capa, a ser destacado pelo fiscal de sala.

Divulgação dos gabaritos e recursos

Os gabaritos das provas objetivas dos três módulos do PISM têm previsão de estarem disponíveis para consulta no site da Copese e na Central de Atendimento, a partir das 19h30, uma hora após o término das provas dos candidatos em atendimento especiais.

Os recursos referentes às formulações de questões e aos gabaritos de cada uma das provas devem ser protocolados junto à Central de Atendimento ou pelo email vestibular@ufjf.edu.br, pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino, na terça-feira, 13, das 9h às 16h. Só serão considerados válidos os recursos interpostos por meio de requerimento de cunho próprio, contendo nome, qualificação e telefone de contato, além das respectivas e específicas razões para cada questão ou gabarito contestados. A Copese tem 72 horas para julgar os recursos.

Notas e resultados

Os resultados preliminares das provas do Módulo III do PISM serão divulgados a partir das 15h do dia 24 de janeiro de 2017, conforme previsto no edital. No dia 25 de janeiro, das 9h às 6h, a Copese receberá os recursos às notas destas provas, por meio da Central de Atendimento. Só será admitido recurso com pedido de revisão de, no máximo, dois conteúdos. Será recolhida taxa no valor de R$ 22, por conteúdo, no ato do requerimento. Os recursos serão julgados em 72 horas. O resultado final do PISM III sai no dia 2 de fevereiro de 2017, a partir das 15h.

As notas das provas dos módulos I e II saem no dia 16 de março de 2017, às 15h. Os recursos referentes a estes resultados podem ser interpostos até o dia 17 de março de 2017, nos mesmos termos do especificado para o Módulo III.

Todas as questões concernentes ao processo seletivo estão definidos no edital.