A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu seu I Fórum de Internacionalização, reunião que visa debater questões vinculadas às relações estrangeiras da Universidade. Nesta primeira edição, os principais destaques ficaram por conta das diretrizes traçadas para o começo de um curso de verão na UFJF,  e a abertura de novas turmas de língua estrangeira. Mais reuniões para debater os temas são esperadas para o início de 2017.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, o fórum abre possibilidades de novas ações para a internacionalização da Universidade: “Nós chamamos os professores que têm uma história de parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, e que são responsáveis por pesquisas e acordos de internacionalização. A intenção foi discutir nossas políticas para 2017.” Para a diretora, a reunião foi um começo: “Foi o primeiro passo para a formação de um conselho com representantes de cada unidade. Então, na verdade, se trata de um início.”

Curso de verão da UFJF

Na reunião, foram debatidas as primeiras diretrizes para o curso de verão da UFJF, que espera receber estrangeiros e brasileiros a partir de julho de 2018. “Acho que o destaque desse nosso primeiro fórum foi a criação do curso de verão, já que queremos fazer isto para nossa Universidade e, se conseguirmos, abre a possibilidade para que nossos alunos também possam participar de cursos assim em outros lugares”, ressalta Bárbara Daibert. Segundo os organizadores, a expectativa é que com a definição de um plano para o curso, este possa ser enviado aos professores que, a partir daí, demonstrarão sua receptividade.

Cursos de língua estrangeira

Sobre os cursos de língua estrangeira, a organização aponta que há grande demanda por parte dos alunos, sobretudo para o inglês. A expectativa é criar planos para que professores interessados em lecionar qualquer língua possam se conectar com os estudantes, a partir de uma mediação da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.

Outras informações:

(32) 2102-6929 (Diretoria de Relações Internacionais da UFJF)

internationaloffice@ufjf.edu.br