Tanure ressaltou a importância de apresentar relatório e ouvir trabalhadores. Foto: Lucas Guedes/UFJF

O pró-reitor de infraestrutura da UFJF, Marcos Tanure, ressaltou a importância de apresentar relatório e ouvir trabalhadores. (Foto: Lucas Guedes/UFJF)

A OPT Soluções, uma das empresas atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresentou ontem, 1º de dezembro, um diagnóstico sobre a rede de transporte da instituição, com o intuito de avaliar possíveis pontos de melhoria na gestão da frota. O relatório, apresentado pelo diretor comercial da startup, Nuno Balhau, aos motoristas da Gerência de Transportes, é fruto de um trabalho desenvolvido desde setembro deste ano.

Durante a apresentação, o Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure Sanábio, destacou que a situação do setor é uma preocupação sua e da Administração Superior desde o início da gestão atual, uma vez que trata-se de um órgão vital para o funcionamento da Universidade. “Temos muitos carros operando e muitos motoristas terceirizados. Ao assumirmos, notamos a necessidade de obter um diagnóstico técnico. À medida em que a OPT nos apresentou as informações, ficou claro que precisamos de uma intervenção para melhorar esse serviço”.

“Uma das propostas oriundas desse trabalho é a realização de auditorias, no sentido de aprimorar o que já vem sendo feito e corrigir eventuais falhas”, esclarece Sanábio. “Outro ponto essencial e urgente é criarmos uma regulamentação do transporte, que vise a segurança de todos os envolvidos – tanto usuários, quanto funcionários. Nesse aspecto, foi muito positivo reunir todos os motoristas, pois também devemos escutá-los. Por mais preciso que seja o diagnóstico, o retorno deles nos ajuda a vislumbrar nossas possibilidades de atuação”, reforça.

O Gerente de Transportes da UFJF, Leonardo Andrade Oliveira, avalia que o estudo ofereceu a todos um panorama mais amplo de como o setor está hoje. “Os tipos de viagem, as unidades que mais atendemos e as médias de consumo de cada veículo. Alguns deles apresentam médias diferentes de outros que são utilizados para o mesmo tipo de atividade. Isso pode ter acontecido em razão de um registro errado que foi feito no posto de gasolina ou problemas no odômetro do veículo. Precisamos saber o que está acontecendo”, enfatiza.

“Até mesmo pelo tipo de atividade que o motorista exerce – a maioria está viajando todos os dias e em diferentes partes do campus – sempre foi muito difícil reunir todos numa mesma reunião. Mas sempre que acontece isso, você consegue também estimular a troca de experiências para identificação e solução de problemas. Somado a esse estudo, esse conhecimento, vamos conseguir melhorar muita coisa em relação até mesmo à economia de recursos da Universidade destinados à manutenção da frota”, afirma Oliveira.

 

O empresário Nuno Balhau pontua que a iniciativa já demonstra uma mudança no uso dos dados que a Universidade possui sobre sua própria frota. “Não faltam oportunidades para efetuar medições e coletar informações sobre a situação da rede de transporte, mas também é preciso pensar no uso que se faz desse material. É possível acompanhar o estado dos veículos, criar um procedimento de manutenção, melhorar o controle de estoque e até mesmo clarificar atribuições. É um grande passo para baratear o serviço e torná-lo mais prático”, conclui.

Outras informações: OPT Soluções.