31003964900_b8d39e842f_z

Jairo Moratório do Carmo defendeu a dissertação na Faculdade de Letras (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O mestrando Jairo Moratório do Carmo, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) defendeu, na manhã desta sexta-feira (2), a dissertação “A democratização da memória de alunos da Educação de Jovens e Adultos.”

A pesquisa investiga a eficácia de estratégias didático-pedagógicas no ensino de língua portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais (que correspondem ao período do 6º ao 9º ano), quando consideradas as suas especificidades. Para tanto, o acadêmico investigou o contexto de seu próprio trabalho docente, analisando uma prática pedagógica aplicada numa turma de uma Escola Municipal de Juiz de Fora em que leciona.

O objetivo da intervenção foi democratizar a memória dos alunos da EJA, contribuindo para a reavaliação e o deslocamento de estigmas sociais acerca desse público. “Através de relatos de experiência vivida dos alunos, construímos o documentário Quebrando pedras e plantando flores, que foi a culminância de um trabalho que proporcionou reflexão sobre a diversidade cultural e a valorização do seu patrimônio, a fim de que não percam suas referências e elementos que constituem a sua identidade”, avalia o mestrando.

Nessa perspectiva, o trabalho contribui para o debate acerca de uma reforma do modelo educativo da EJA, de maneira a ressignificar o que os professores ensinam aos alunos e como o fazem. “A carência de bibliografia para a EJA dos anos finais exige a autoria do professor. No português, ele deve considerar as necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e escuta de textos, além de refletir também sobre a clássica metodologia de definição, classificação e exercitação, que pouco faz com que o aluno reflita sobre a gramática da língua”, propõe Jairo do Carmo.

Contato:

Jairo Moratório do Carmo (mestrando)
jairomoratori@gmail.com

Profa. Dra. Thais Fernandes Sampaio (orientadora)
thais.fernandes@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:

Carolina Scali Abritta (UERJ)
Thais Fernandes Sampaio (orientadora)
Denise Barros Weiss (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3112 – Programa Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)