A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, compôs a mesa de abertura do evento nacional (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Foi aberta nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a nona edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI), evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração do campus Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Esta é a primeira vez que a UFJF participa e sedia o congresso que, desde a edição inaugural, sempre ocorreu na UFF. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Faculdade de Serviço Social e contou com a presença da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, do diretor da FACC, Gilmar José dos Santos, do coordenador do evento, Murilo Alvarenga Oliveira (UFF) e do diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFF, Ilton Curty Leal Junior.

A vice-reitora Girlene Alves da Silva cumprimentou a organização do CASI e agradeceu pela realização do evento no campus de Juiz de Fora. “As parcerias entre as universidades federais devem existir e ser fortalecidas e consolidadas. A UFJF tem o papel de contribuir para melhorar a vida das pessoas e este é um congresso que, para além da academia, promove a mudança na sociedade. Agradecemos à UFF por acreditar que nossa Universidade pode fazer parte de um congresso consolidado que tem quase dez anos de existência.”

Para o diretor do ICHS-UFF, Ilton Curty Leal Junior, expandir o CASI para outra Universidade é um ganho para o evento. “Esta é nossa primeira edição em parceria com outra instituição. Com essa expansão, vamos ganhando força e dando condição para que o congresso cresça.” O diretor da FACC, Gilmar José dos Santos, acredita que a parceria é um marco para a unidade acadêmica. “Receber um evento nacional torna este um momento importante para a Faculdade. Agradecemos pela confiança e fazemos voto de que possamos continuar com a parceria.”

CASI em números

O coordenador do CASI, Murilo Alvarenga Oliveira, fez uma apresentação sobre a evolução histórica do congresso e as perspectivas para o futuro. Da primeira à última edição, o aumento no número de trabalhos submetidos foi de 224%. “Começamos o evento em 2007 de forma muito modesta, com 15 trabalhos inscritos. Neste ano, foram 505 trabalhos submetidos de todas as regiões do Brasil, 268 aprovados e 123 instituições envolvidas. Não queremos ser um evento só da UFF, mas sempre buscar parcerias para continuarmos crescendo.”

A programação da nona edição do CASI conta com oficinas, minicursos, painéis e sessões científicas. Ao todo, oito áreas temáticas estão contempladas: Administração Pública; Administração Estratégica e Marketing; Administração de Operações Produtivas e de Serviços; Contabilidade e Administração Financeira; Comportamento Humano nas Organizações; Ciência, Tecnologia e Inovação; Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade; e Organizações e Sociedade. Confira a programação completa do evento aqui.

Outras informações:
www.congressocasi.uff.br/
(32) 2102 3529 (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis)
secretaria.adm@ufjf.edu.br