O ciclo de conferências científicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta terça-feira, 29, a palestra “Dinâmica de Disparos em Interneurônios Corticais”, que será apresentada pelo doutorando da University College of London, Philipe Mendonça. A palestra, que acontece às 16h no Anfiteatro B do ICB, é uma das atrações do ciclo voltado para enriquecer o conhecimento não somente da comunidade acadêmica, mas sim de todos interessados pelo assunto, uma vez que é gratuita e aberta para todos os públicos. 

A conferência será um evento extra, acontecendo excepcionalmente nesta última terça-feira do mês. Em sua apresentação, o palestrante convidado irá comentar como os neurônios corticais são capazes de produzir diferentes tipos de disparos, dando enfoque nas propriedades eletrofisiológicas de canais iônicos.

Ciclo de Conferências

O Ciclo de Conferências do ICB é um projeto de extensão do Laboratório de Neurofisiologia e teve início em 2015, dando continuidade ao Simpósio de Neurociências que aconteceu no instituto. Mensalmente, são convidados professores da UFJF ou de outras instituições para palestrar sobre assuntos diversos da área de ciências biológicas, seguindo o formato de conferência científica.

Os palestrantes convidados normalmente apresentam suas pesquisas e expõem informações que não foram publicadas ainda, gerando um ambiente colaborativo. “A ideia é que tenhamos um momento em que um cientista apresente seus resultados”, comenta o professor do ICB e organizador do evento, Ruben Navarrete. A variação de temas tratados é grande e já abrangeu assuntos dentro da ecologia, fisiologia do exercício, resistência a antibióticos e células tronco, por exemplo.

Outras informações:

re.bittnav@gmail.com

(32) 2102-3211 (Departamento de Fisiologia)