Promover a articulação entre as investigações da Psicanálise e Educação e abrir espaço para a reflexão sobre a diversidade e o direito à educação é o objetivo do Seminário “Histórias e Memórias na Ciranda da Diversidade”, que começa no dia 1º e segue até o dia 3 de dezembro. O evento é fruto de uma parceria entre o grupo de pesquisa Psicanálise, Linguagem e Educação (Psile) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da região Sul da Secretaria de Educação (SE), da prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As inscrições estão abertas através deste link. Todos os interessados podem participar.

Os participantes devem comparecer à Faculdade de Educação da UFJF das 18h30 às 19h30 no dia 1º para realizarem o credenciamento. A cerimônia de abertura será às 19h30, com atividade cultural. Em seguida, o seminário segue com as palestras “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: política consolidada ou ameaçada?”, ministrada pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mylene Cristina Santiago; e “Modos de Caminhar em um Centro de Atendimento Educacional Especializado”, que será conduzida pela professora da rede municipal de Juiz de Fora, Luciana Aparecida de Oliveira.

O encontro marca as comemorações pelos 10 anos de atuação do CAEE da região Sul e estabelece uma interlocução entre Psicanálise e Educação, uma vez que as duas áreas podem vir a operar juntas nas questões contemporâneas que atravessam o cotidiano escolar.

O professor da Faced Eduardo Magrone participa da mesa redonda “Direito a Educação e Educação como Direito”. Ele atenta para a importância do diálogo que pode ser estabelecido no Seminário entre diferentes disciplinas. “Consideramos a estrutura de departamentalização das disciplinas universitárias natural, mas ela entra em conflito aberto com a dinâmica da sociedade. O profissional quando se forma e ingressa no mercado de trabalho, entra em choque com esse descompasso e a adaptação pode ser difícil. Um seminário como esse, que traz o diálogo entre áreas pode abrir campos e contribui positivamente para a formação”.

As inscrições podem ser feitas até a véspera do evento.

Outras informações: CAEE\Sul