Grafiteiros pintaram painéis na Concha Acústica, (Foto: Twin Alvarenga)

Em uma manhã de sol e temperatura agradável, aconteceu mais uma edição do Domingo no Campus na UFJF. Das 8h às 12h, a Praça Cívica recebeu muita gente, que curtia o som de hip hop e músicas nacionais, batalhas de break, grafite, brincadeiras para o público infantil, como o festival de pipas, entre outras atividades. O projeto, que está em sua quarta edição em 2016, busca estreitar os laços da Universidade com a comunidade e, para isso, oferece atividades de lazer e informação para todos os públicos, com entrada gratuita.

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, compareceu ao evento com a família e explica a sua importância para reafirmar o compromisso da UFJF com a comunidade. “Ele fortalece a ideia de que a sociedade é parte formadora da Universidade. Sem contar que é um momento de muita descontração. Ver essa garotada toda brincando, em um espaço seguro, é muito gratificante.” A vice-reitora também falou da importância do espaço para manifestações culturais: “É um momento em que a expressão da arte é possibilitada. Eu sempre curto quando isso é feito no campus e fico muito feliz que ele esteja novamente sendo pensado, com novos elementos, possibilitando uma participação maior da UFJF e da sociedade”.

Já Tânia Bicalho, nutricionista que vem participando do Domingo no Campus desde a primeira edição deste ano, diz estar sendo maravilhoso fazer parte desse projeto inclusivo. “A expectativa é que ele continue crescendo e possa virar uma tradição na cidade. Nesta edição mesmo, as atividades já contaram com a participação de muito mais gente. Foi um sucesso.”

Com uma programação para todos os gostos, o Domingo no Campus tem se destacado como um espaço para toda a família. É o que ressalta o empresário Marciano Palmeira: “Essa iniciativa é muito importante, principalmente, para quem tem filhos, porque nós não temos muitos espaços na cidade com esse tipo de atividade, é muito restrito. Sem contar que é importantíssima essa interação entre a Universidade e a comunidade.”

Batalha de break foi uma das muitas atividades desta edição (Foto: Twin Alvarenga)

E as crianças também estão aprovando o evento e se divertindo com as brincadeiras. “Gostei muito, mais que tudo. Brinquei de bicicleta, vôlei, ping pong, futebol e com o meu cachorro. Quero voltar mais vezes”, afirma José Pedro Oliveira.

Das ruas para a Universidade

O destaque dessa quarta edição foram as atividades de hip hop, que mostravam um pouco mais de cada uma das áreas do movimento: teve batalha de break, rap, DJs e grafite. Foram grafitados dois painéis ao lado da Concha Acústica, permitindo a abertura do espaço para a exposição da cultura hip hop.

Um dos responsáveis pelas obras, o grafiteiro Tenxu, afirma: “Poder grafitar aqui dentro da UFJF é muito importante para nós, porque aqui é um espaço que, até então, se abria muito pouco para a cultura hip hop. Essa interação da academia com a rua é muito importante e engrandecedor para todo mundo”.

A MC Thainá Kriya disse estar muito satisfeita. “Fico feliz quando o hip hop tem a possibilidade de se mostrar em um espaço público, onde qualquer pessoa pode ver. Até porque é uma cultura marginalizada, porque veio do gueto, e, com esse contato mais próximo com as pessoas, elas podem ver que ela é muito rica, onde as pessoas podem se encontrar, criar reflexões e fazer mudanças positivas no mundo através da cultura.”

A próxima edição do Domingo no Campus acontece na próxima semana, dia 4, também das 8h às 12h, na Praça Cívica.