Vista de Juiz de Fora__Foto_Estela_Loth_UFJF

Juiz de Fora arrecadou mais ICMS e elevou exportações em agosto de 2016 comparado a julho do mesmo ano (Foto: Estela Loth/UFJF)

A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) referentes ao mês de agosto de 2016.

Segundo o indicador, as cidades de Contagem, Belo Horizonte e Juiz de Fora apresentaram as maiores variações positivas na comparação entre agosto de 2015 e agosto de 2016, indicando maior nível de atividade econômica. Apesar do resultado positivo, em todo o estado, apenas 246 dos 853 municípios registraram relações comerciais com o exterior no período.

A baixa movimentação econômica do país segue afetando os indicadores de emprego. Segundo o IAEM, as regiões do Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste e Noroeste de Minas perderam 9.219 postos de trabalho em agosto.

Mariana muda perfil de empregos
De acordo com o IAEM, o município de Mariana apresenta um movimento de transição no mercado de trabalho, devido à tragédia ambiental ocorrida em novembro de 2015.

Apesar do aumento do saldo de empregos no setor extrativista em agosto, a cidade registra uma transição dos postos de trabalho para o setor de serviços, majoritariamente para as atividades de construção. O movimento torna o saldo de empregos deste setor o melhor de Minas Gerais no mês

Aumento de exportação beneficia Diamantina
Na mesorregião do Jequitinhonha, o município de Diamantina apresentou crescimento do nível de atividade econômica, passando a ocupar a posição de economia mais importante da região. O bom desempenho foi motivado principalmente pela abertura comercial, com aumento da exportação de produtos agropecuários, exportações e importações de produtos manufaturados.

Juiz de Fora apresenta aumento da atividade econômica
O município de Juiz de Fora apresentou ganho em todos os componentes de atividade econômica, como arrecadação, abertura comercial, atividade bancária e saldo de empregos.

A cidade foi beneficiada com o aumento da arrecadação de ICMS dos produtos manufaturados, que cresceu 17,63%, e do setor de serviços, com alta de 11,52%, se comparado ao mês anterior.  O município também apresentou uma expansão das importações de produtos manufaturados (51,34%) e minerais (19,32%).

Além disso, as exportações de bens da indústria manufatureira também contribuíram para a elevação da abertura comercial, com crescimento de 13,65% com relação a julho.

Juiz de Fora também apresentou melhora no saldo de empregos, beneficiado pelas indústrias de produtos manufaturados e pelo setor de serviços, que apresentaram alta de 220,27% e 269,36%, respectivamente. O movimento pode ser explicado pelo crescimento na produção de produtos farmacêuticos e de produtos de metal. Por sua vez, o setor de serviços foi impulsionado pela movimentação de diversas atividades, como educação, transporte, armazenagem e correios, e construção civil.

IAEM
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o IAEM é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do IAEM, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações:​ (32) 2102-3552 / (35) 9 9134-8964 (Conjuntura e Mercados Consultoria)
cmc.ufjf@gmail.com