Foi dada a ordem de serviço para o início das obras de reforma das instalações do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A partir desta quarta-feira, 23, a empresa contratada para realizar as intervenções já pode começar a operar no local e tem até 180 dias para concluir o trabalho. O orçamento é de R$ 1.016.630,54.

No total, serão realizadas seis obras no prédio do ICB, que será reformado para abrigar laboratórios e salas de aula. O primeiro laboratório será o de comportamento animal, composto por uma sala no primeiro prédio próximo à entrada de veículos. Dois prédios em frente à rotatória terão todo o andar térreo reformado para abrigar o herbário, um local utilizado para o acondicionamento da coleção de plantas do ICB. Próximos à cantina, serão reformados e instalados os laboratórios de nível de biossegurança 3 (NB3), onde também funcionará o laboratório de imunologia; de pesquisa em microbiologia, ocupando quase todo o prédio; e de parasitologia. Perto de onde atualmente está o laboratório de anatomia, será criado o laboratório de aulas práticas, com espaço equivalente ao de duas salas de aula tradicionais. Um abrigo para casa de máquinas será o único prédio a ser construído.

Segundo a arquiteta da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Patrícia Pereira Quinelato, a maior parte de laboratórios já existia antes, porém necessita de reformas de ampliação e de finalização. “Das seis obras projetadas, duas são novas e quatro haviam sido iniciadas anteriormente e serão finalizadas nesta nova etapa.”

Para o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure Sanabio, retomar a obra e finalizá-la será de muita importância, já que as instalações são uma demanda antiga dos alunos, professores e funcionários do ICB. “Além disso, devemos ressaltar que este foi um projeto totalmente desenvolvido com os recursos humanos próprios da Pró-Infra, que teve a participação de todos os engenheiros e arquitetos do setor.”