30817443060_bd59fd2da3_o

Os professores da UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal e Rodrigo de Souza Filho abriram o XVIII Encontro Local de Estudantes de Serviço Social com a mesa-redonda “Análise de Conjuntura: Desafios Contemporâneos e as lutas sociais na crise do capital”. (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Com objetivo de discutir o cenário da política atual os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Paulo Roberto Figueira Leal (Faculdade de Comunicação) e Rodrigo de Souza Filho (Faculdade de Serviço Social), iniciaram na noite desta terça-feira, dia 22, o XVIII Encontro Local de Estudantes de Serviço Social (ELESS/ UFJF), com a mesa-redonda “Análise de Conjuntura: Desafios Contemporâneos e as lutas sociais na crise do capital”.

“É importante analisarmos e debatermos esses assuntos e trazê-los à tona, seja através das variáveis comunicacionais ou políticas que estão estruturando a vida contemporânea, porque senão fica impossível enfrentar os desafios que vem pela frente por conta de não compreender o solo que estamos pisando”, afirma o professor da Faculdade de Comunicação, Paulo Roberto.

Organizado pelo Diretório Acadêmico Padre Jaime Snoek, o encontro tem como tema “A intensificação da retirada de direitos e o Serviço Social: desafios contemporâneos na crise do capital”, com a programação até sexta-feira, 25, trazendo mesas de debates, minicursos, grupos de discussão, agenda cultural e oficina de forró.

Além dessas atividades, nesta edição foi aberto espaço para apresentações de cinco grupos de trabalho (GT): Mundo do Trabalho, Sindicalismo, Lutas e Movimentos Sociais; Estado e Política Social; Questão Agrária, Ambiental e Urbana; A Intervenção do Assistente Social e a Intensificação das Políticas Neoliberais; e As Relações de Opressão no Desenvolvimento do Capital. As apresentações ocorrem nesta quarta-feira, 24.

De acordo com a estudante e integrante do Diretório Acadêmico Ana Cristina Guimarães, o tema escolhido para o encontro possui grande importância: “debater  o papel do movimento estudantil e dos estudantes do Serviço Social, nos diversos temas que estão acontecendo agora, faz com que estejamos atentos aos assuntos que são imediatos e que prejudicam, principalmente, a classe trabalhadora. O evento serve, também, para os alunos do curso expandirem seus conhecimentos e debaterem as decisões que estão sendo postas atualmente para a sociedade”, conclui.

O evento é aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social, bem como profissionais da área. A participação das atividades confere certificado.

Outras informações: Página do evento no Facebook.