Projetos de Extensão e Iniciação Científica serão objeto de estudo e debate entre os dias 16 e 18 de novembro, em Governador Valadares. Teve início, nesta quarta (16), a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora em GV (UFJF-GV). Fazem parte do evento a 1ª Mostra de Ações de Extensão e o 1º Seminário de Iniciação Científica da UFJF-GV.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos diversos cursos dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Vida. “Uma boa oportunidade para colocar nossos projetos ao conhecimento da sociedade”, salientou. O diretor do campus avançado, Peterson Andrade, pontuou também a importância do evento na trajetória dos participantes, “um diferencial na formação acadêmica dos estudantes e na história do campus”.

Larissa Dahmer no primeiro dia do evento. (Foto: Ivan Bretas)

Realizados tradicionalmente no campus sede, a primeira edição dos eventos no campus avançado representa uma conquista da Universidade para a região de Governador Valadares, comentou o pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra. Segundo ele, “a presença massiva dos estudantes prova que trazer os eventos para GV foi a decisão mais acertada. O evento marca o início da carreira científica dos nossos alunos do campus avançado”.

Fabio Pieri, coordenador acadêmico do campus GV e organizador do evento, agradeceu também a disponibilidade e o apoio da Faculdade de Administração de Governador Valadares, onde o evento é realizado.  Ele reconheceu também o “empenho e a dedicação dos docentes e estudantes que se prepararam durante tanto tempo para que esse dia acontecesse da melhor forma”.

Lancamento do livro “Envelhecimento: um olhar interdisciplinar”. (Foto: Ivan Bretas)

No primeiro dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, além da palestra “Ensino Superior Brasileiro: Limites e Potencialidades para a produção de conhecimento”, da Dra. Larissa Dahmer Pereira, foi lançado o livro “Envelhecimento: um olhar interdisciplinar”, idealizado pelo Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa.

O evento continua nesta quinta, a partir das 8h, com a apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica. Haverá também a mesa redonda “Impactos dos projetos de extensão desenvolvidos pela UFJF-GV para a região de Governador Valadares”. Confira a programação completa neste link.