Ocorrem neste domingo, 20 de novembro, as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão avaliados estudantes concluintes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social. O exame é obrigatório para os estudantes inscritos. Quem não comparecer fica impedido de colar grau e de receber o diploma.

Termina também no domingo, 20, o prazo para os alunos inscritos preencherem o Questionário do Estudante no site do Enade. Só após o preenchimento obrigatório, o aluno terá acesso ao Cartão de Informação do Estudante, no qual será informado o local da prova.  O exame começa às 13h e tem quatro horas de duração.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michele Farage, o Enade avalia indiretamente os cursos e a própria Universidade por meio da participação direta dos alunos. “As respostas no exame geram relatórios que podem ser usados para discutir o projeto pedagógico do curso e promover melhorias. Além disso, do exame saem indicadores utilizados para formar o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral dos Cursos (IGC), que conceitua a Universidade como um todo. É uma oportunidade de o estudante melhorar as notas do curso e da instituição, dando valor ao próprio diploma.”

Além da prova, o preenchimento consciente do Questionário do Estudante também pode auxiliar na avaliação da Universidade. “O aluno responde questões do perfil sócio-demográfico, mas também coloca suas impressões sobre o curso, o projeto pedagógico, o corpo docente e a estrutura, auxiliando no aperfeiçoamento das faculdades e dos institutos”, explica Michele.

Segundo informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade tem como objetivo “avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”.

A Diretoria de Avaliação Institucional da UFJF mantém uma página na internet com informações sobre o Enade, contendo cronograma, notas explicativas e materiais de apoio. Um folder sobre as etapas do exame foi elaborado para facilitar o entendimento do processo. Para saber se está inscrito, o aluno deve procurar a coordenação do curso em que está matriculado.

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional – (32) 2102-3915.