Com o objetivo de capacitar alunos e professores dos cursos de enfermagem para ações relativas à Hanseníase no Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo de Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência à Saúde (NEICAS) está com inscrições abertas para a 1ª Capacitação em Hanseníase. O evento que será realizado no dia 18 de novembro, no Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFJF,  é gratuito e tem duração de oito horas, tendo início às 8h com fim às 17h, sendo emitido certificado aos participantes.

Na programação do evento constam as palestras dos professores da UFJF, Angélica Coelho, Henrique Couto Teixeira e Liliany Fontes Loures. Também fará exposição María Olímpia da Silva, enfermeira voluntária na área de dermatologia do Pam Marechal. Além disso, será realizado um workshop sobre exame dermatoneurológico com acadêmicos e os expositores. A expectativa da organização é de 150 presentes.

Segundo a organizadora do evento, a professora Angélica Coelho, a capacitação tem a possibilidade de ampliar a visão de profissionais de saúde “inseridos enquanto profissionais nas áreas de atenção, que possam desenvolver o olhar para a Hanseníase.” Segundo a professora, a enfermidade sofre com o descaso. “Além de ser muito estigmatizada, persiste como problema de saúde pública ainda muito negligenciado”.

As inscrições podem ser realizadas através do link até a data do evento, no entanto estão sujeitas à disponibilidade de 150 pessoas.

Outras informações: NEICAS (neicasufjf@gmail.com)