Celebrações vão desde eventos sediados no campus até manifestações junto à organizações municipais (Foto: Géssica Leine)

Celebrações vão desde eventos sediados no campus até manifestações junto a organizações municipais (Foto: Géssica Leine/UFJF)

“A importância da valorização da cultura africana e afro-brasileira deve avançar não só dentro da Universidade, mas também para além do campus” — é o que afirma o diretor de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Julvan de Oliveira. Sua fala está em sintonia com a série de eventos que celebrarão na Universidade, nos próximos dias, a Semana Municipal da Consciência Negra.

Realizadas através de iniciativa ou parcerias da UFJF, as celebrações vão desde eventos sediados no campus e série de matérias especiais no site institucional até manifestações e entrega de homenagens junto a organizações municipais. “A Universidade tem essa função de trabalhar questões, não só em disciplinas, mas também em projetos de extensão, algo que afete e dê retorno à comunidade ao redor do campus, à cidade, aos cidadãos e aos movimentos sociais.”

“Afrobrasilidades”: Exposição fotográfica
Em sua segunda edição e pela primeira vez na UFJF, a exposição fotográfica “AfroBrasilidades”, organizada pela Creche Municipal Leila de Mello Fávero, ocorrerá nesta quinta-feira, 17, às 16h30, na Faculdade de Educação, localizada no campus da UFJF.

A exposição é parte do projeto “O Coração da África”, elaborado pela professora da creche, Fabiana Gomes, há dois anos. O trabalho pioneiro, que vem ganhando adesão de outros centros de ensino, permite desenvolver com as crianças fotografadas e suas famílias a discussão sobre a cultura negra, o preconceito e a igualdade racial. Os fotógrafos em exposição serão Beatriz Escaranti, Carol Fagunde e Will Marinho.

Confira a matéria sobre a exposição.

Série especial de matérias
Veiculada no site institucional da UFJF, a série de matérias especiais em homenagem à celebração da consciência negra apresentará estudos, pesquisas, intercâmbios e projetos da Universidade acerca de cultura e população negras. Serão abordadas temáticas como história da África, diversidade étnico-racial, vivência de estudantes brasileiros em países africanos e experiências de membros da comunidade acadêmica sobre questões como preconceito, cultura e consciência negra.

Clique aqui para conferir a primeira matéria especial.

Marcha pela cidade
Promovida pelo Conselho Municipal da Valorização da Pessoa Negra, do qual a UFJF faz parte, a marcha Axé Zumbi acontece neste sábado, 19, às 11h. A manifestação tem como objetivo marchar contra a intolerância religiosa e em defesa do restabelecimento do dia 20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra, como feriado municipal em Juiz de Fora. A concentração será no Parque Halfed.

Medalha Nelson Silva
A entrega da Medalha Nelson Silva é uma homenagem direcionada a cidadãos ou a entidades que se destacaram na divulgação social da cultura negra. A UFJF indicou para o prêmio a escritora Conceição Evaristo, uma das principais expoentes da literatura brasileira e afro-brasileira, atuante também na área de educação, com ênfase em gênero e etnia. A entrega da medalha será na quinta-feira da próxima semana, dia 24, às 19h, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.