A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará uma palestra e uma defesa de dissertação de mestrado acerca do tema de aceleramento de partículas no âmbito da engenharia. Ambas acontecem nesta segunda-feira, 7 de novembro, às 9h30 e às 13h, respectivamente.

Palestra

Intitulada “Fontes de Luz síncrotron e engenharia aplicada a aceleradores de partículas”, a palestra será sediada no Anfiteatro 2 do Prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, localizado no campus de Juiz de Fora. O evento será ministrado pelo líder do Grupo de Eletrônica de Potência no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron há 12 anos, Cleber Rodrigues. Luz Síncrotron se trata da radiação eletromagnética gerada por elétrons de alta energia através de um acelerador de partículas. É através dela que pesquisadores ao redor do mundo estão descobrindo novas propriedades físicas, químicas e biológicas de átomos e moléculas.

Rodrigues adianta que o conteúdo da palestra irá abordar, entre outros tópicos, a contextualização e aplicações da luz síncroton e exemplos de aplicação da engenharia em aceleradores de partículas. Além disso, o palestrante também irá apresentar o programa de bolsas de verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Projeto Sirius, considerado a nova fonte de luz síncroton brasileira e planejado para figurar entre uma das fontes mais avançadas do mundo. Os participantes da palestra receberão certificado através da Pró-reitoria de Extensão da UFJF.

Dissertação de mestrado
Também na segunda, 7, o mestrando Salatiel de Castro Lobato irá defender sua dissertação de mestrado, “Fonte de corrente para aplicação em magnetos de aceleradores de partículas”. A defesa acontece às 13h, no anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, localizado Faculdade de Engenharia.

A banca examinadora será composta pelos professores da UFJF, André Augusto Ferreira, Pedro Santos Almeida e Pedro Machado de Almeida, e pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Quadros Machado. O trabalho de mestrado é fruto do acordo de cooperação entre a UFJF e o CNPEM, através da Faculdade de Engenharia e do Laboratório Nacional de Luz Síncroton.

Outras informações:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF (Labsolar)