WhatsApp Image 2016-11-04 at 4.54.17 PM

Professoras Maria Alice Junqueira Caldas e Jaqueline da Silva Frônio têm mandato até o dia 2 de novembro de 2020 (foto: arquivo pessoal)

As professoras Maria Alice Junqueira Caldas e Jaqueline da Silva Frônio assumiram, na quinta-feira, 3, a direção e vice-direção, respectivamente, da Faculdade de Fisioterapia (Facfisio) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Esta direção representa uma grande conquista para a Facfisio no que tange ao processo democrático e às discussões acadêmicas. Pela primeira vez, tivemos duas chapas que puderam, em primeira instância, potencializar as discussões e a participação de toda a comunidade. Desta forma, temos uma grande expectativa de poder contribuir para o amadurecimento político e acadêmico da faculdade, de poder escutar os anseios de todos e favorecer um ambiente de trabalho melhor”, afirma a diretora.

Maria Alice enumerou algumas de suas prioridades: “temos algumas frentes: aumentar o número de professores efetivos, de TAES; favorecer um currículo mais atualizado – buscando nos aproximar das grandes discussões das políticas de educação e saúde; criar melhores condições para nossos graduandos; acesso em segurança ao prédio novo; mais transporte para o RU; mais ônibus da cidade para este espaço (HU/CAS); continuar colaborando com as residências multiprofissionais; consolidar nosso primeiro mestrado, que começou este ano, dentre outras”.

Esta é a terceira gestão de mandato de direção da Facfisio, que entre 1993 e 2010 funcionou como um departamento da Faculdade de Medicina. Maria Alice e Jaqueline assumem o lugar dos professores Lilian Pinto da Silva (diretora) e Leandro Ferracini Cabral (vice-diretor). O mandato é válido até o dia 2 de novembro de 2020. “Numa primeira análise, tomamos posse, com muita expectativa de dificuldade, com um Governo que parece estar sinalizando para uma política de grandes impactos neoliberais, de diminuição de apoio à educação e à saúde pública. No entanto, em relação à administração superior, estamos muito felizes e animados em poder atuar com esta equipe que veio para rever os processos administrativos. Com a equipe de Marcus David, renovamos nossa vontade de trabalho”, finaliza a professora.

Conheça a nova diretoria

Maria Alice Junqueira Caldas possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). É docente da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora desde fevereiro de 1995. Foi chefe de departamento de fisioterapia 1995/1998, coordenadora do curso de fisioterapia nos anos de 1999 e 2000, coordenadora de estágio 2006/2008, coordenadora da residência multiprofissional em saúde do HU de agosto 2010 a janeiro de 2011, vice-coordenadora do curso 2009/2011 e chefe do Departamento de Fundamentos, Métodos e Recursos em Fisioterapia maio de 2010 até maio de 2012. Participou como avaliadora de cursos de graduação em fisioterapia pelo INEP/MEC de 99/2003 e foi membro da Comissão Assessora de Avaliação da área de Fisioterapia (Portaria INEP n. 54, de 4 de maio de 2007), tendo participado da proposição das diretrizes e objetivos do ENADE 2007. Exerceu atividade na Coordenação Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO – gestão 2005/2007 tesoureira suplente, gestão 2007/2009 tesoureira e na gestão 2009/2011 como vice-coordenadora. Atuou como tutora do Pró-Saúde/Pet Saúde Redes (2012/2015) e foi membro da COE – Comissão Organizadora do Estágio. Foi secretária da Abenfisio MG – na primeira gestão – de maio de 2015 a agosto de 2016. Atualmente ministra as disciplinas de Fisioterapia na Saúde Coletiva, Fisioterapia nos cenários de prática I: atenção básica a saúde, orienta do estágio de fisioterapia na atenção primária à saúde e é membro do NDE do curso da UFJF. Também é associada à AMF e ABRAPG-Ft e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em gestão, planejamento e política de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Intervenção do Fisioterapeuta na Atenção Primária a Saúde, Política de Saúde, Processo de Profissionalização do Fisioterapeuta e Formação Profissional.

Jaqueline da Silva Frônio é graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1989), Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutora em Ciências Médicas(Neurologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1995. Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão na área de Neuropediatria e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: paralisia cerebral, desenvolvimento infantil, desenvolvimento motor, desordens motoras e lactente de risco.

Outras informações: (32) 2102-3837 – Faculdade de Fisioterapia da UFJF.