Discutir as implicações dos governos ditatoriais ocorridos entre as décadas de 1960 e 1980 no Brasil e em países da América Latina e da Europa é o principal objetivo do simpósio “Crise do capital e conflitos de classe no contexto mundial latino-americano”, que ocorre nesta quinta-feira, 3, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é promovido pela Faculdade de Serviço Social e pelos programas de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Segundo a professora do Departamento de Fundamentos do Serviço Social e membro da comissão organizadora, Claudia Mônica dos Santos, o simpósio é de grande importância para a pesquisa na área. “As ditaduras no Brasil, na América Latina, em Portugal e na Europa influenciaram o Serviço Social e, neste evento, vamos estudar essas histórias e analisar os panoramas da atividade hoje, principalmente diante da situação política atual. Os debates vão nos ajudar a compreender nossa história, nossa profissão e debater a atualidade.”

O simpósio está organizado em mesas ao longo do dia, com os professores João Claudino Tavares (UFF); Felipe Abranches Demier (UERJ); José Paulo Netto (UFRJ) e Alcina Maria de Castro Martins (Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra). A programação completa pode ser obtida no link. Podem participar estudantes, professores e profissionais de Serviço Social ou de áreas afins.

Encontro de pesquisadores

Segundo Claudia, o simpósio servirá como evento preparatório para um encontro de pesquisadores que ocorrerá no dia 4, também na Faculdade de Serviço Social. A reunião vai contar com pesquisadores do Brasil, do Chile, da Argentina, da Venezuela, de Portugal e da Espanha, com o objetivo de discutir os movimentos contestatórios do passado e de hoje.