Com o objetivo de propor uma discussão ampla sobre os diversos aspectos das pontes, desde sua inserção em projetos até sua execução e composição da paisagem urbana, o Grupo de Estudos de Maquetes e Modelos de Arquitetura e Urbanismo (Gemau), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quinta-feira, 03, o evento “Pontes: do estudo à concretização”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do preenchimento de formulário. As atividades acontecem a partir das 14h, no Edifício Engenheiro Itamar Franco, na UFJF. Todos os interessados pelo tema podem participar.

O professor Frederico Braida, vice-coordenador do Gemau, destaca o potencial de integração como a principal contribuição do evento. “O interessante é que trata-se de um curso de extensão, aberto à comunidade, então o evento é uma oportunidade de fazer uma divulgação científica do conhecimento que está sendo produzido, levando assim para à comunidade uma maneira diferente de enxergar esse objeto que está tão presente no cotidiano, mas que, muitas vezes, passa despercebido”, pontua Braida.

Durante a tarde, as atividades seguem com palestras de profissionais convidados, e a mesa redonda “Outros olhares sobre a ponte e a cidade”, com o engenheiro Álvaro Façanha. Uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do I Ciclo do Gemau sobre a construção de maquetes também integra a programação.

Braida explica que serão apresentadas três palestras para discutir o objeto de estudo pontes, que são elementos de ligação urbana, com potencial de exploração arquitetônica-urbanística. A palestra “A ponte e seus elementos na história” será ministrada pela arquiteta Fabiana Tavares Jacques, que irá resgatar os elementos históricos da ponte na cidade, seus diferentes estilos e modelos de construção. Com a proposta de discutir a ponte inserida no meio urbano e como esta promove conexões na cidade em diversos aspectos, será oferecida a palestra “A ponte como elemento de conexão Urbana”, com o arquiteto Douglas Montes. A terceira, “SkyBridge – Ponte entre edifícios”, contará com a participação do engenheiro Álvaro Façanha.

Os interessados ainda poderão participar, no dia 04, às 9h, de uma visita técnica “Pontes em Juiz de Fora: a prática”, que irá abordar a inserção das pontes no contexto de Juiz de Fora a partir dos pontos de vista arquitetônico e estrutural, do transporte, da paisagem e sobre como este objeto marca o trajeto da cidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. A participação em 75% das atividades do evento garantem a emissão de certificado.

Outras informações: Página do evento no Facebook, ou através do e-mail gemau.ufjf@gmail.com