Com intuito de discutir a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e contribuem para o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos, começou nesta segunda-feira, 31, o II Simpósio de Literacia Midiática, organizado pelo projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual. O evento acontece no anfiteatro da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Dando início às atividades do Simpósio, na manhã desta segunda feira, aconteceu uma mesa-redonda com o tema “Realidade, Jornalismo e Documentário”, com a participação do jornalista Vinicius Souza, integrante da rede de jornalistas independente Jornalistas Livres e Lícia Brancher, produtora executiva do CurtaDoc.

Souza apresentou o trabalho que é realizado pelo Jornalistas Livres e destacou a importância de entender a formatação da mídia tradicional e o papel da mídia independente no cenário atual do país. O jornalista também falou sobre discutir a mídia independente no ambiente acadêmico. “É importante resgatarmos na faculdade de jornalismo a importância de entender o papel do jornalismo para traduzir o cotidiano, a política, os conflitos para as pessoas,  fazer o jornalismo como comunicação social.  Quando você só tem um ponto de vista, oriundo de uma mídia  hegemônica unidirecional, isso não acontece. É papel do jornalista mostrar que existem outros pontos de vista além do que é dito na grande mídia”.

Lícia falou sobre o CurtaDoc, projeto de exibição e discussão de documentários brasileiros e latino americanos que funciona através de uma plataforma digital e, também, da importância do documentário como ferramenta no processo de ensino e educação. “O documentário é um registro da realidade que permite apresentar diversos olhares de uma região, país e população, então, acaba sendo muito importante para o profissional e para o estudante de comunicação ter a possibilidade de observar e conhecer a realidade através de uma visão múltipla de diversos realizadores”.

Durante todo o dia de hoje e amanhã, acontecerão palestras e mesas-redondas com nomes de destaque no cenário da mídia independente. Segundo a organizadora do evento, Gabriela Borges, mais de 200 pessoas se inscreveram para participar do Simpósio, refletindo assim a importância da Literacia Midiática. “Estamos vivendo momentos muito conturbados tanto na universidade, quanto na sociedade em geral, e a Literacia Midiática acaba sendo muito importante nesse contexto, porque vai proporcionar aos estudantes e, em última instância, a sociedade, uma leitura crítica e consciente das mídias e também fomentar uma produção criativa de conteúdos midiáticos”.

As atividades continuam a partir das 14h30 da tarde de hoje com a palestra “A vida das Imagens” que será ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ivana Bentes.

Confira a programação completa do Simpósio.

Outras informações: (32) 21012-3601/ 3602 (Faculdade de Comunicação)