A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta terça-feira, 1º de novembro, mais uma palestra do Ciclo de Conferências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O professor do Departamento de Fisiologia, Moacir Marocolo Júnior, irá debater o tema “Remodelamento cardíaco elétrico provocado pelo uso de esteróides anabólicos” no Anfiteatro A do Instituto, às 16h.

Segundo o palestrante, uso dos anabolizantes pode causar, principalmente em nível cardíaco, efeitos colaterais muito poderosos (Foto: Pressfoto / Freepik)

Dentre as possíveis consequências do uso de esteroides para a saúde, o palestrante destaca até mesmo a morte súbita. “Os efeitos colaterais que eles podem causar, principalmente em nível cardíaco, são muito poderosos e isso é algo que as pessoas às vezes negligenciam”, comenta o professor Marcolo. O objetivo da palestra é apresentar a forma como os esteroides são amplamente consumidos e as implicações que esses produtos podem gerar para os usuários.

Segundo o professor, fica difícil apontar uma quantidade exata de esteroides que pode causar consequências negativas, pois as doses indicadas variam de acordo com a estrutura corporal do usuário. “Qualquer dose que for superior à dose fisiológica recomendada já gera risco de causar efeitos colaterais, principalmente sobre o coração”, acrescenta o palestrante. A complicação na determinação de uma “dose fatal” também está relacionada ao fato de que muitos dos usuários omitem a real quantidade que ingerem.

Dentre os principais motivos para o uso de esteroides, apresentados em resultados de pesquisas e apontados pelo professor Marcolo, está a melhoria da forma física e as questões estéticas, principalmente para os praticantes de atividades que não são atletas. Para os profissionais da área do esporte que ingerem esses produtos e admitem o uso, que é proibido, o principal objetivo é o aumento do desempenho em treinos e competições.

Ciclo de conferências

O Ciclo de Conferências do ICB é um projeto de extensão do Laboratório de Neurofisiologia e evento permanente que teve início em 2015, dando continuidade ao Simpósio de Neurociências que aconteceu no instituto. Mensalmente, são convidados professores da UFJF ou de outras instituições para palestrar sobre assuntos diversos da área de ciências biológicas, seguindo o formato de conferência científica.

Os palestrantes convidados normalmente apresentam suas pesquisas e expõem informações ainda não publicadas, gerando um ambiente colaborativo. “A ideia é que tenhamos um momento em que um cientista apresente seus resultados”, comenta o professor do ICB e organizador do evento, Ruben Navarrete. A variação de temas tratados é grande e já abrangeu assuntos dentro da ecologia, fisiologia do exercício, resistência a antibióticos e células tronco.

Outras informações:

(32) 2102-3211 (Departamento de Fisiologia)

re.bittnav@gmail.com